Comunidade reclama de ruas do Zumbi dos Palmares


Foto: Fábio Bala / TV Guará

As ruas do Habitacional Zumbi dos Palmares, no município de Paço do Lumiar, são alvo de críticas dos moradores. Uma moradora teve que colocar pedras na calçada porque os veículos, para desviar dos buracos, estavam passando pela calçada.

“É uma situação difícil, triste, de calamidade! Nós temos pessoas deficientes físicos, cadeirantes, que não conseguem se locomover e nem chegar a igreja por causa da infraestrutura dessa rua que está acabada”, conta Rafael Nunes, Agente Comunitário de Saúde.

Foto: Fábio Bala/ TV Guará

A rua em questão é a rua Maria Firmina. Além dos buracos, uma caixa d’água está com a estrutura danificada e os moradores temem acidentes. Roberval Sousa Costa,  fundador do Habitacional Zumbi dos Palmares, explica a situação.

“A caixa d’água começa a nos assombrar de novo. Há 15 anos, a comunidade se mobilizou e conseguiu manter ela em pé. Só que a BRK sumiu e ficou durante dois anos jorrando água aqui, um dos maiores crimes ambientais que presenciei na minha vida, e a estrutura da caixa d´água está comprometida”

O acesso à escola da comunidade é limitado porque a avenida Bob Marley está completamente intrafegável. Foi preciso a comunidade se unir para reduzir os transtornos, tapando os buracos, mas sem asfalto, ônibus, vans e ambulâncias evitam passar por aqui. O nome da rua faz referência ao mais famoso músico de reggae do mundo, trazia nas letras os ideais de resistência, libertação e igualdade social. As mesmas lutas desses moradores.

Em nota, a Prefeitura de Paço do Lumiar informa que está realizando obras emergenciais em áreas mais afetadas pelas chuvas fortes que quase destruíram o município, principalmente em núcleos habitacionais com infraestrutura mais precária. Zumbi dos Palmares, Cidade Verde, Vila São José, Manaíra e La Belle Park são algumas das áreas que receberão serviços emergenciais nas próximas semanas.