segunda-feira, 23 de junho de 2025

Concorrência de vaga para habilitação de graça no MA é de 11 para 1

 Lista de aptos a participar será divulgada nesta segunda-feira (3/8).

 

O primeiro programa do Governo do Estado do Maranhão que oferece carteiras nacionais de habilitação para jovens de escola pública sem nenhum custo teve mais 22 mil candidatos inscritos.

 

Como apenas 2 mil serão contemplados com a permissão para dirigir a concorrência é de 1 vaga para cada 11 candidatos. Um dos critérios para concessão do benefício é o resultado dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Os candidatos com melhores notas serão escolhidos. A metade será sorteada via Loteria Federal.

 

Dos 217 municípios maranhenses, apenas quatro não tiveram inscritos: Água Doce do Maranhão, Buritirana, Fernando Falcão e Marajá do Sena não possuem candidatos.

 

Mais da metade dos inscritos são do sexo feminino (59%). Outro dado importante é que 81% de todos os participantes moram em cidades onde o trânsito é municipalizado.

 

No total, 22.505 estudantes se inscreveram. Nesta segunda-feira (3), o Detran-MA divulga a lista final de candidatos aptos a participar do programa, segundo a triagem feita com base no Enem 2014. Mesmo quem fez o exame, mas deixou de comparecer a alguma prova, fica de fora.

 

Puderam se inscrever no CNH Jovem, estudantes com idade entre 18 anos e 21 anos completos, que cursaram e concluíram o ensino médio em escola da rede pública do Maranhão. Além disso, o programa exigiu que o candidato possuísse residência comprovada em território maranhense e tivesse participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no exercício de 2014. Outra exigência era não ter sido condenado judicialmente, na esfera cível ou criminal, por prática ilícita segundo a legislação de trânsito.

 

Para o governador Flávio Dino, o grande número de inscritos nessa primeira edição do CNH Jovem confirma a importância do programa para a sociedade. “O CNH Jovem é um grande avanço social. Com ele, estamos eliminando um obstáculo financeiro que muitos jovens maranhenses enfrentam para tirar a carteira de motorista”, destaca. “O custo estimado atual para tirar uma CNH no Maranhão gira em torno de R$ 1.600, inviável para milhares de famílias”, lembrou o governador.  

 

No CNH Jovem, todo o processo para tirar a habilitação é gratuito, desde os cursos até a impressão final do documento. “Serão investidos mais de R$ 3 milhões no programa este ano. O objetivo maior com o CNH Jovem é reduzir a ilegalidade e, consequentemente, diminuir a quantidade de acidentes de trânsito”, destacou o diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes.

 

 

As próximas etapas

 

A lista dos jovens selecionados para o CNH Jovem deste ano será divulgada no próximo dia 12, no Dia Internacional da Juventude, data em que o Governo do Estado receberá da Caixa Econômica a relação dos mil sorteados pelo sistema da Loteria Federal.  Os outros mil candidatos saem da classificação no último Enem, segundo o ranking de notas neste exame.

 

Depois de divulgada a seleção, os jovens terão o período de 20 de agosto a 30 de setembro, para comparecerem à sede do Detran-MA, ou a um dos postos avançados na capital e nas 15 Ciretrans, com os documentos exigidos pelo programa para realizarem a abertura do Cadastro RENACH. O candidato poderá optar pela categoria a que pretende iniciar o processo para de obtenção da 1ª CNH: A, B ou AB.

 

Uma vez aprovado nos exames de avaliação psicológica e de aptidão física e mental, o jovem selecionado no Programa poderá se dirigir a qualquer Centro de Formação de Condutores (CFCs) que tenha aderido ao Programa para iniciar o seu curso para a obtenção da carteira. A lista completa com os CFCs parceiros está na página criada para o programa.

– Publicidade –

Outros destaques