sexta-feira, 19 de abril de 2024

Confira os benefícios da Juçara para o coração

Uma das frutas tropicais mais famosas no Brasil, a boa juçara muita querida pelos maranhenses, é muito mais que uma pura fonte de energia para o nosso corpo. É rica em proteínas, cálcio, magnésio, potássio, ferro e também é fonte de vitaminas C, B1 e B2. Quem gosta de consumir nem imagina quantos benefícios essa fruta pode trazer para a saúde.

Estudos da área nutricional apontam que esse alimento é capaz de fortalecer a saúde do coração, prevenindo e combatendo doenças cardíacas. A juçara possui uma gordura saudável, parecida com a que está presente no azeite de oliva.

Essa gordura é chamada da monoinsaturada, ela traz benefícios para o sistema cardiovascular e também previne doenças do coração. Além disso, essa fruta também é rica em fibras e fitoesteróis, que ajudam no bom funcionamento do coração.

É Considerado um antioxidante natural, por causa de sua grande concentração de polifenóis, substâncias que aumentam o fluxo sanguíneo do coração, deixando esse músculo mais forte e saudável.

A fruta também é responsável por reduzir os níveis de colesterol, isso porque possui grande quantidade de ácidos essenciais que ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o considerado mau (LDL), também colaborando com a circulação sanguínea.

Para os amantes do açaí  na tigela, como é vendido em muitos lugares da cidade, e  misturado com sorvetes ou em bebidas, a fruta apresenta uma versatilidade saborosa de opções altamente nutritivas, mas o maranhense gosta mesmo é de consumir a fruta na sua forma mais pura.

Festa da Juçara

No mês de outubro, a festa da Juçara, que tradicionalmente acontece no bairro do Maracanã reúne centenas de pessoas que gostam de consumir a fruta. São cerca de  50 barracas, que servem a juçara com farinha, camarão seco, peixe e outras formas. A entrada é gratuita e vale a pena conferir!

Outros benefícios da juçara para nossa saúde

Fortalece o sistema imunológico: Rico em vitamina C, a fruta é responsável por combater as ações dos radicais livres no organismo, fortalecendo e impulsionando o nosso sistema imune.

Retarda o envelhecimento: Com a presença das substâncias flavonoides e antocianinas, a juçara auxilia na proteção das células do corpo e ajudam a mantê-lo saudável.

Previne o câncer: As antocianinas, agentes antioxidantes encontrado em grandes quantidades na fruta e que dão as colorações preta, vermelha e roxa a fruta, são responsáveis pelo efeito preventivo sobre a doença, retardando o possível surgimento de tumores.

Facilita o ciclo menstrual das mulheres: Por ser rico em cálcio, a juçara previne as sensações desagradáveis do período, como inchaço e cãibras.

Melhora a visão: Fonte de vitamina C e betacaroteno, a fruta reduz as complicações da degeneração macular, proporcionando saúde para os olhos.

Anti-inflamatório: A juçara é rica em ácidos graxos, auxiliando a solução e a prevenção de problemas de pele, como acne e a dermatite, assim como é um bom tratamento para a gastrite.

Energético: Fornece energia e dá pique para atividades físicas. Também possui ferro, que atua no fortalecimento muscular e na prevenção de anemia.

Rico em fibras: A alta concentração de fibras da juçara atua nas funções intestinais, combatendo a prisão de ventre e proporcionando saciedade.

Juçara engorda?

A juçara tem uma grande quantidade de carboidratos presentes em sua composição e é por isso que muita gente acredita que ele engorda. Contudo, o que engorda mesmo são os complementos ingeridos em seu consumo, por exemplo, o guaraná natural com qual é servido. Os carboidratos, se ingeridos de forma equilibrada, fornecem energia e fazem parte da alimentação saudável. Por isso, é necessário incorporar alimentos saudáveis e naturais a juçara, como granola, aveia, além de frutas, como morango e banana.

– Publicidade –

Outros destaques