quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Conheça história da Festa Junina, de comidas tipicas à simpatia

Comemorado pelo Brasil todo, a festa junina ganha destaque na região Nordeste. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, as mulheres solteiras aproveitam para realizar simpatias para casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”, esse pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. Segundo a tradição, as mulheres que querem se casar devem comer deste pão.

As festas também representam um importante momento econômico. Turistas de todas as partes, europeus, asiáticos e norte-americanos visitam as cidades nordestinas para acompanhar os festejos, aumentando os lucros de hotéis e comércio.

O que não pode faltar durante as festividades é a comida típica e o milho está incluso nos principais pratos, em época de colheita, os doces, bolos e salgados levam o ingrediente. A Pamonha, cural de milho verde, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.

No Nordeste, ainda é comum a formação dos grupos festeiros, que ficam andando e cantando pelas ruas das cidades durante o São João. Já na região Sudeste é tradicional a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas e oossuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes.

– Publicidade –

Outros destaques