Conheça a história do Chalé da Fabril

PorRedação

Foto: Thadeu Pablo

Você sabe onde fica o Chalé da Fabril, onde funcionou por mais 40 anos a Fabrica Santa Rosa? Ele está localizado no Canto da Fabril, ao lado do Ministério da Fazenda. O Chalé já foi considerado um dos mais belos sobrados de São Luís, mas hoje está em ruínas, completamente abandonado, oferecendo risco de desabamento.

A decadência da edificação ocorreu depois do fechamento da Fábrica Santa Izabel, na década de 70. O local chegou a ser tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual e ainda recebeu indicação de repasse de recursos federais para realização de ampla reforma e recuperação. A última vez que isso aconteceu foi em 1992.

Hoje o que se ver no local são as marcas de desgastes. As paredes estão perdendo a parte de barro e concreto. Os ferros vão ficando à mostra, resistindo o quanto pode ao clima. A vegetação cresce em toda parte: no telhado, nas paredes, no piso da casa. A quantidade de lixo nos cômodos provoca desnível no terreno. O risco de deterioração do chalé é como de tantos outros que estão abandonados: infiltrações vão minando a estrutura física, provocando rachaduras e desgastes.

Uma matéria completa contando a história desse monumento e mostrando as situação atual foi exibida no programa Voz das Ruas. A matéria foi produzida por Saulo Dualibe e feita pelo Repórter João Carvalho Júnior o cinegrafista Thadeu Pablo. Reveja: