sábado, 20 de abril de 2024

Conheça o ColecionaMA, grupo maranhense de colecionadores de ‘action figures’

Do afeto de assistir Cavaleiros do Zodíaco e jogar Sonic no videogame: é desta época, despreocupada e inocente da infância, que surge o fascínio pelas ‘action figures’ – peças que replicam personagens de jogos, animes, quadrinhos, filmes e séries com riqueza de detalhes. No Maranhão, o ColecionaMA é o grupo que reúne os colecionadores desses itens, raros e valiosos.

Surgido em 2020, o ColecionaMA possui cerca de 80 membros. Deles, há colecionadores de bonecos cujos temas variam de ícones de filmes de terror, como Freddy Kruger e o brinquedo assassino, até Barbies de edições comemorativas. O arquiteto Artur Lobão, de 30 anos, e o administrador Maylon Pietro, de 32, co-fundadores do grupo, focam suas coleções em super-heróis, personagens de animes e de games.

“Se considerar quando eu comecei a colecionar bonecos, foi desde criança. Tenho, até hoje, os bonecos dos Cavaleiros dos Zodíaco. Aí eu recomecei, em 2020, com action figures”, contou Maylon.

Segundo os dois colecionadores, em São Luís não há lojas que vendam esses itens e, quando há, não valem a pena por serem muito caros. A compra é feita pela internet, em sites internacionais, a os bonecos podem variar de centenas a milhares de reais, dependendo de seus tamanhos e da sua procura.

“A gente faz uma pesquisa pelo mundo todo, divide com amigos para diminuir o frete. Às vezes é uma peça a cada três meses”, explicou Maylon. Questionado sobre quanto podem ter gastado em toda a coleção, o administrador respondeu: “quando eu paro para pensar, fico assim… Cara, dava para comprar um carro”, brincou.

O grupo já organizou algumas exposições. A próxima acontecerá em 11 de dezembro, no Centro de Convenções de Imperatriz. “É sensacional ver as crianças vendo as exposições. Meu filho, de dois anos, sabe os nomes de todos os super-heróis. Ele adora”, compartilhou Artur.

Action figure ou boneco?

A diferença, de acordo com os co-fundadores do ColecionaMA, é a quantidade de articulações presentes em uma figura de ação, que permitem que o boneco faça poses específicas. “O objetivo é que eles realmente pareçam os personagens”, explicou Artur. Em bonecos simples, de brinquedos, geralmente não há riqueza de detalhes nem a possibilidade de articulá-los muitas posições.

Os cuidados também são diferentes. Por São Luís ser uma ilha, a salinidade piora: os itens têm que ser guardados dentro de suas caixas e, quando expostos, ficam em compartimentos específicos de vidro e com a iluminação adequada.

– Publicidade –

Outros destaques