quarta-feira, 24 de julho de 2024

Conheça o perfil do empresariado maranhense

Qual o perfil do empreendedor maranhense? Quantas empresas iniciaram suas atividades no estado nos últimos cinco anos? Em quais cidades elas têm sido instaladas? Quais são os segmentos mais procurados no Maranhão e no restante do Brasil?

 

Leia também:

Empresa no bairro: mais opções perto de casa;

 

Essas são algumas questões que a reportagem do portal da TV Guará propõe discutir.

 

Nossa fonte de pesquisas é o “Empresômetro – Perfil Empresarial Brasileiro”, divulgado com a atualização até o dia 09 de dezembro deste ano. Ele é o resultado de uma análise mensal encomendada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e sua base de dados é formada por um extenso cruzamento de informações: Receita Federal do Brasil (RFB); secretarias estaduais de Fazenda; secretarias municipais de finanças, agências reguladoras, cartórios de registros de títulos e documentos; Ministério de Trabalho e Emprego; Caixa Econômica Federal (CEF); juntas comerciais, portais de transparência e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

O IBPT é quem nutre as estatísticas do “Impostômetro”, ferramenta que contabiliza os impostos pagos pelo contribuinte aos governos municipal, estadual e federal.

 

Ele mostra, por exemplo, que no momento em que esta reportagem é elaborada, o Governo do Maranhão já arrecadara quase cinco bilhões em impostos. Esse montante seria suficiente para contratar mais de 305.860 policiais por ano, segundo o próprio site.

 

Veja, a seguir, um resumo das informações sobre o perfil do empresariado maranhense:

 

 


 

– Publicidade –

Outros destaques