Um mito bastante comum acerca de gatos é que eles ronronam porque têm asma. Não apenas isso, mas o barulho levava donos a se livrarem dos bichanos com medo da doença. Mas tal constatação não poderia estar mais longe da verdade. O ronronado não indica apenas afeto por parte dos felinos, mas pode também ajudar a nos acalmar e ter outras propriedades terapêuticas benéficas para o corpo humano.
Mas como os gatos ronronam? A teoria mais aceita envolve contrações rítmicas da musculatura da laringe e faringe.
Exatamente por isso, aparentemente tem um pequeno motor em ação na região peitoral dos bichanos quando eles ronronam.
Gatos não são os únicos a ronronar, e sim todos os integrantes da subfamília Felinae, como jaguatiricas.
Mas por que eles ronronam? Cientistas acreditam que seja uma forma de comunicação própria de filhotes, uma forma de pedir ajuda, mostrar dor ou, mais comumente, mostrar afeto.
Com a domesticação, gatos provavelmente estenderam esse período de infância e continuam ronronando mesmo quando adultos.
Poder de cura
O fato é que o ronronar dos gatos possui um poder de cura que vai sendo aos poucos desvendado por cientistas e estudiosos. O som geralmente é produzido em frequências de 20 a 140Hz, e cada animal tem uma frequência própria.
Sons com essa vibração são capazes de, primeiramente acalmar nosso sistema nervoso central. Isso significa desacelerar funções nervosas que podem estar sobrecarregadas.
O resultado é que o sintomas de estresse e ansiedade podem ser amenizados com uma “sessão” de ronronados.
O sons também diminuem os sintomas da disfonia, a conhecida rouquidão.
O ronronado é capaz de ajudar nossa voz em situações como essa, muito bem vindo após uma noite de gritaria.
Quem tem problemas de pressão alta ou picos de pressão pode ter os sintomas aliviados por interagir com gatos em situação de ronronado.
Pessoas com fraturas também podem ser beneficiadas por gatos ronronado, pela frequência dos sons ser boa para o fortalecimento muscular.
Um estudo conduzido pela Fauna Comunication revelou que sons de 25 a 50Hz são os melhores na recuperação óssea são os melhores, sendo as vibrações de 100 a 200Hz as segunda melhores.
Um estudo da Universidade de Minnesota revelou que donos de gatos também possuem 40% menos chance de terem ataque cardíaco.
O estudo envolveu dados de 4.435 adultos nos Estados Unidos e mostrou que pessoas que tiveram gatos em algum momento da vida deles morriam muito menos.
Embora a eficácia de possuir um gato nesses casos ainda não tenha sido comprovada, acredita-se que parte desse benefício tenha a ver com o ronronado e a ajuda que eles dão a pressão sanguínea de seus donos.
Ademais, o ronronado também ajudam na recuperação de infecções e de músculos e problemas de ligamento.