quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Conheças diferenças entre sintomas de ansiedade e depressão

Ansiedade e depressão andam juntos e quase 50% das pessoas diagnosticadas com depressão também podem ser diagnosticada com um distúrbio de ansiedade ou vice-versa. Depressão e ansiedade possuem algumas diferenças. Enquanto a depressão se resume em desespero e desamparo, a ansiedade está mergulhada no medo do incerto. Mas mesmo sendo diferentes, eles se sobrepõem em muitas maneiras. Veja cinco semelhanças entre elas e saiba como se prevenir de alguns destes distúrbios:

Irritabilidade
A ansiedade, por sua própria natureza, coloca as pessoas no seu limite. Quando você está empolgado, cada pequena coisa que parece fora dos planos pode ser um aborrecimento gigante. Com a depressão, que tem como mito que as pessoas só se sentem tristes, mas na verdade a depressão frequentemente se manifesta com irritabilidade, especialmente nos homens.

Problemas de sono
Na depressão, o sono pode ir de 8 a 80: as pessoas podem sentir muito ou pouco sono. A ansiedade quase sempre significa problemas para dormir devido à tensão ou corridas de pensamentos, ou acordar no meio da noite com uma mente funcionando em velocidade máxima. De qualquer maneira, quando você está lutando contra a depressão ou a ansiedade, esgotamento é a última coisa que você precisa.

Dificuldade de concentração
Com depressão ou ansiedade, ler um livro pode ser muito desafiador, assim como prestar atenção enquanto assiste um filme ou mesmo se manter envolvido em uma conversa. Dificuldade para se concentrar vem em versões ligeiramente diferentes para a depressão ou a ansiedade. Na depressão é simplesmente impossível sustentar a atenção, enquanto que com a ansiedade você se distrai pensando nas suas preocupações.

Inquietação
A perna que você não consegue parar de mexer, o espremer das mãos, o ranger de dentes, a ansiedade raramente vem sem o aumento de algum movimento do corpo. Com a depressão, algumas pessoas experimentam o que é chamado agitação psicomotora – como roer as unhas, por exemplo. Alguns sentem como se tivesse o peso de uma tonelada de tijolos nas costas, e algumas pessoas sentem tanto calmo e inquieto ao mesmo tempo.

Não tem graça
É difícil relaxar e se divertir quando você está ansioso, deprimido, ou as duas coisas. Na depressão, este é um sintoma central oficialmente chamada anedonia, o que significa, literalmente, “sem prazer.” A depressão também tira a energia e motivação, fazendo com que qualquer coisa pareça inútil e esforçada. Com a ansiedade, não ter qualquer diversão é mais um resultado da desordem de ansiedade com alta tensão física, que é praticamente incompatível com relaxar fazendo qualquer coisa.

Felizmente, existe uma solução pra tudo isso. O que fazer? Nenhuma das soluções a seguir é uma cura para tudo. Se você tem estes sintomas é importante procurar um profissional. Mas as 4 coisas a seguir podem ser feitos em casa pra melhorar sua qualidade de vida:

1 – Fazer coisas que você costumava gostar, mesmo se você não se sentir bem pra isso. Às vezes, a depressão e a ansiedade não permitem que você faça absolutamente nada. Mas se a depressão permite que você saia da cama e a ansiedade permite que você saia de casa, tente fazer tudo o que você costumava gostar antes de ficar doente. Vai parecer inútil e estúpido, no início, mas tente. Você provavelmente vai se sentir melhor do que se não tivesse tentado. Fazer o que você gosta (ou costumava gostar) é o que você vai te ajudar a se sentir melhor.

Uma nota importante: não se sinta culpado se você precisar de medicação para dormir para passar por um momento difícil. O sono é importante e você precisa dormir para lutar contra o que quer que você esteja enfrentando, especialmente mudanças de vida que desencadeiam ansiedade ou depressão, como um cônjuge doente ou perder o seu emprego. Medicamentos para dormir não são uma solução a longo prazo, mas é feito para te ajudar a passar por uma fase difícil.

2- Pessoas com depressão e ansiedade muitas vezes se tornam semi-noturno, acordam no meio da noite ou muito antes do que deveria. Transtornos de sono fazem parte dos distúrbios, mas você pode minimizar os danos com uma boa rotina na hora de ir dormir: ir para a cama somente quando estiver com sono, acordar na mesma hora todos os dias (sim, mesmo nos fins de semana) e sair da cama, se você não consegue dormir para evitar associar sua cama com a vigília, mesmo que seja 2 da manhã.

3 – Faça exercício. Eu sei, o exercício é a última coisa que você quer fazer quando você está deprimido. E provavelmente não está no topo da sua lista se você está ansioso. Mas estudos mostram que o exercício aeróbico reduz a depressão se feito apenas 30 minutos por dia, quatro vezes por semana durante seis semanas, enquanto outro estudo mostrou que 30 minutos por dia durante 10 dias consecutivos levaram à redução significativa dos sintomas. E em 2014 oito estudos diferentes descobriram que o exercício para é tão bom para a ansiedade, que pode ter uma boa melhora mesmo sem medicamentos.

 

Fique ligado nas principais notícias pelas nossas redes sociais. Curta a TV Guará no Facebook e siga também no Instagram eTwitter. Tem alguma denúncia? Mande suas informações para o nosso whatsapp pelo número (98) 99103-2323 ou via portal@tvguara.com

 

– Publicidade –

Outros destaques