sexta-feira, 19 de abril de 2024

Consumir azeite engorda? Saiba mais e veja dicas

Enquanto consumir azeite de oliva com moderação pode melhorar a saúde do seu coração, consumir demais pode interferir com seus esforços para perda de peso, de acordo com a Clínica Mayo. É desafiador criar o déficit de energia necessário para perda de peso quando você consome grandes quantidades de óleos. Você também pode consumir mais óleo do que você precisa por dia se você não controla o tamanho das suas porções.

Gordura consiste de energia que seu corpo armazena para usar mais tarde. Qualquer tipo de caloria, seja carboidrato, proteína ou gordura, pode causar ganho de peso se consumida em excesso. Para perder peso, você precisa criar um déficit de energia no seu corpo, o que causa a quebra da gordura armazenada. Para que esse déficit ocorra, seu corpo precisa queimar mais calorias por dia do que você ingere. Para perder meio quilo de gordura, você precisa criar um déficit de aproximadamente 3500 calorias, de acordo com o site da Clínica Mayo.

Densidade Enérgica

Consumir muito azeite de oliva pode dificultar a criação de um déficit de energia. Todas as calorias do azeite de oliva vêm de gordura. Gorduras são o nutriente mais densos em energia, oferecendo 9 calorias por grama. Carboidratos e proteínas oferecem apenas 4 calorias por grama. É fácil ingerir calorias demais do azeite de oliva porque ele não ocupa muito espaço no seu estômago, mas oferece um número significante de calorias. Em 1 colher de sopa de azeite de oliva, você consome 119 calorias e 13,5 gramas de gordura. Nesse caso, o azeite engorda facilmente. Mas será que o azeite emagrece em alguma circunstância?

Se você está usando azeite de oliva para cozinhar ou temperar saladas, é uma boa ideia medir seu azeite antes de adicioná-lo aos seus alimentos. Sem medir, você não terá ideia de quanto ou quantas calorias você consumiu. Se você exceder sua meta de calorias diárias consumindo uma colher de sopa extra de azeite de oliva, você consumirá cerca de 3570 calorias por mês. Isso causa ganho de peso, aproximadamente de meio quilo por mês. Então, se você está consumindo mais calorias do que você precisa por dia, então o azeite engorda. Caso contrário, o azeite emagrece.

Você não deve reutilizar azeite de oliva

Muitas pessoas reutilizam azeite de oliva após fazerem frituras com ele, e isso é um grande não. Obviamente o azeite usado não terá um sabor tão bom ou fresco, e o calor também o oxida. Enquanto fritar ou refogar alguma coisa com azeite de oliva pela primeira vez causa uma pequena perda de antioxidantes, repetir o uso por mais de uma ou duas vezes causa uma maior perda de nutrientes e de sabor.

 

– Publicidade –

Outros destaques