quinta-feira, 5 dezembro, 2019
Início Destaque 1 Consumo consciente de energia elétrica poupa gastos e melhora o meio ambiente

Consumo consciente de energia elétrica poupa gastos e melhora o meio ambiente

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) definiu como vermelha a bandeira tarifária do mês de novembro, o que significa aumento do valor que o consumidor pagará no final do mês. Para reduzir o consumo, temos algumas dicas de como evitar o desperdício a partir do consumo consciente. Além da economia, fazer isso é fundamental para o meio ambiente, já que a produção de energia utiliza recursos naturais que não são ilimitados.

O alerta é para alguns aparelhos eletrônicos que fazem parte do nosso cotidiano, já que consomem muita energia. Ricardo Lima, Líder de Serviços de Rede da Equatorial Maranhão, explica que quando bem utilizados, é possível controlar os gastos de forma efetiva. “A geladeira, chuveiro elétrico, máquina de lavar, ar condicionado e a iluminação, por exemplo, são alguns dos componentes internos da casa que precisamos dar a atenção devida nessa busca pela redução”, explica Ricardo.

Hábitos comuns, como passar mais tempo com a geladeira aberta, quando não necessário, ou colocar roupas para secar na grade que fica na parte traseira, devem ser evitados. Ricardo ainda reforça que é fundamental o entendimento do papel da população nesse processo. Em casas com chuveiros elétricos, por exemplo, a dica é tomar banhos mais curtos e verificar a potência. Ao utilizar ar condicionado, não deixar portas e janelas abertas e diminuir o tempo de uso também, já que isso é importante para reduzir.

Além de utilizar lâmpadas mais econômicas para minimizar o consumo, outra dica muito importante é aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia. Nos cômodos em que for realmente necessário acender as lâmpadas, é preciso lembrar de desligá-las ao sair. Abrir as janelas e portas para aproveitamento da luz natural traz diferença visível no final do mês. Acrescento, ainda, que pintar os cômodos com cores claras também pode ajudar.

Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

- Publicidade -