domingo, 15 setembro, 2019
Início Cidades Contra o congestionamento, Jerônimo Albuquerque está sendo alargada

Contra o congestionamento, Jerônimo Albuquerque está sendo alargada

Dentro do amplo pacote de obras estruturantes realizadas em São Luís, o Governo do Maranhão avança no alargamento de trechos da Avenida Jerônimo de Albuquerque, ação que vai desafogar o trânsito e dar mais segurança a motoristas e pedestres que passam pelo local.

A primeira parte da obra, realizada na altura da entrada do bairro do Angelim, está em fase de drenagem profunda e terraplanagem.

Nesta fase da obra, haverá alargamento de 10 metros na Avenida ao longo de 500 metros na altura do bairro Angelim até o viaduto da Cohab, com integração à via que dá acesso à Avenida São Luís Rei de França.

A segunda parte do projeto vai até a altura do Atacadão, próximo ao elevado da Cohama. Essa fase deverá ser iniciada com a finalização da etapa atual no Angelim.

O presidente da Agência Executiva Metropolitana, Lívio Jonas Mendonça Corrêa, destaca a importância da obra para a cidade: “Quando concluirmos as duas etapas, os usuários vão reduzir em até 70% o tempo que levam para trafegar na área durante os horários de pico”.

“Além de mais rapidez no fluxo do trânsito, haverá mais segurança também para os pedestres, uma vez que vamos providenciar toda a sinalização vertical e horizontal nesse trecho da avenida”, explica.

Além dessas intervenções, serão construídas alças semelhantes às já existentes na área entre o elevado da Cohama e a entrada do Bequimão, com pavimentação, construção de meio-fio e sarjeta. Está etapa está sob a responsabilidade da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Cronograma

Mesmo com as fortes chuvas que ocorrem em São Luís desde o início da obra, as intervenções devem ser entregues sem atrasos. Para se ter uma ideia da complexidade da intervenção, há necessidade de aterramento de pelo menos seis metros de parte do terreno para que haja o nivelamento, além da implantação de canos especiais para garantir a drenagem adequada ao perímetro.

“Em uma obra com essas características de terraplanagem e drenagem profunda, temos que ter todo o cuidado para não perder tempo e desperdiçar recursos, por isso precisamos adequar o cronograma de modo a não prejudicar o andamento dos trabalhos em função das fortes chuvas na capital. Mesmo assim, devemos concluir esse primeiro trecho em breve”, diz o titular da AGEM.

Parceria

Para garantir que a obra de alargamento da Avenida Jerônimo de Albuquerque gere os resultados esperados, o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís formalizaram parceria para adequar as rotatórias do entorno e assim garantir o fim de gargalos nos trechos.

“Nós fazemos as intervenções nos trechos onde há necessidade de drenagem e pavimentação; e a Prefeitura de São Luís fará as adequações necessárias nas rotatórias para melhorar ainda mais o fluxo”, afirma o presidente da AGEM.

Mais entregas

Em junho, a AGEM vai entregar três importantes equipamentos públicos de convivência comunitária em São Luís. No dia 12 de junho, a população do Bairro Bom Jesus vai receber uma praça totalmente adaptada e com espaços para prática esportiva. No dia 14, será a vez do Jardim América receber a nova Praça das Amendoeiras; e no dia 28, a população do bairro do Coroado vai ganhar a Praça do Mururu.

Também já estão em andamento as obras das praças do Quebra Pote e Coquilho, ambas na zona rural. “Outros projetos também já foram apresentados e os trabalhos de construção e revitalização devem começar em breve”, finaliza Lívio Corrêa.

Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

- Publicidade -