quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Corpo de bombeiros alerta sobre queimadas no período de estiagem

queimada
Corpo de bombeiros vai intensificar os serviços para o período de estiagem.

O corpo de bombeiros vai intensificar e reforçar o serviço de chamadas e viaturas para o combate de incêndios no segundo semestre. Essa medida será tomada por conta do período de estiagem que afeta todo o nordeste. Esse período é marcado pela diminuição do volume de chuvas, a baixa umidade, tempo seco, vento forte e calor. Esses fatores são propícios para a propagação do fogo em todo o Maranhão, fazendo os índices de queimadas ficarem ainda mais altos.

Segundo o Capitão Lisboa do Corpo de Bombeiros, este é o período onde se obtêm mais chamadas para combate de incêndios em vegetação, só em 2017 em São Luís foram 4.691 ocorrências de incêndio em terrenos baldios e vegetações.

Em 2017, apenas no Maranhão, a ocorrência de queimadas passou de 18 mil sendo o pior índice dos últimos seis anos, se tornando o terceiro estado brasileiro com maior número de queimadas, atrás apenas do Pará e Mato Grosso.

Até o primeiro semestre desse ano foram registrados 1.765 focos de incêndio, é um valor alto mesmo com o período de chuvas. Estima-se que devido o período de estiagem esse valor possa crescer, mas também pode ser evitado.

Trabalhos dos bombeiros

Para tentar minimizar essas ocorrências o Corpo de Bombeiros divulga informações através do governo do estado e no site do corpo de bombeiros, com campanhas educativas para sensibilizar a população e adquirir comportamentos que vão evitar e prevenir a propagação do fogo.

“O serviço ostensivo é feito com o reforço de nossas viaturas de combate a incêndio, para que se possam combater essas diversas ocorrências desse segundo semestre”, diz o Capitão Lisboa.

Saiba como prevenir as queimadas

Diversas atitudes simples podem ser tomadas para evitar as queimadas, como não jogar pontas de cigarro em locais onde haja vegetação, latas de metal e garrafas de vidro também não podem ser jogadas em qualquer local, pois elas esquentam com muita facilidade e acabam causando queimadas.

Deve-se ter muita atenção, pois um pequeno foco pode originar uma queimada
de difícil controle. Observando qualquer irregularidade não hesite em chamar o corpo de bombeiros. Ligue para 193.

– Publicidade –

Outros destaques