segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Corpo de Bombeiros inicia operação Corpus Christi no Estado

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) dará início nesta quinta-feira (4), à Operação Corpus Christi 2015, nas unidades da capital e no interior do Estado.

 

O objetivo da ação é oferecer assistência contra incêndios, acidentes e prevenção a afogamentos em praias, rios, lagos, bem como prestar um pronto-atendimento durante eventos religiosos e culturais que geralmente ocorrem no período. Os trabalhos se estendem até o dia 7de junho (domingo).

 

“A atuação dos bombeiros em todo o Maranhão tem sido acompanhada e bem avaliada pelo governador Flávio Dino. Estamos desenvolvendo, em mais uma data comemorativa, um amplo trabalho para que possamos ter mais um feriado tranquilo e em paz. Nossas equipes estão preparadas para intervir prontamente nas ocorrências e situações relacionadas às nossas atividades, de modo a atender aos cidadãos maranhenses com segurança, preservando vidas e patrimônios”, informou, destacando que o planejamento da operação foi desenvolvido pelo comando geral juntamente com os comandos operacionais.

 

Na capital, participam os1º e 2º Batalhões de Bombeiros Militar (BBMs), Batalhão de Bombeiros de Emergência Médica (BBEM), Marítimo (BBMAR), Ambiental (BBA), Busca e Salvamento (BBS), Seção de Combate a Incêndio (SCI), 1ª Companhia do 1º BBM no Porto do Itaqui e 1ª Cia Independente de São José de Ribamar, e os nove quarteis do interior (Itapecuru-Mirim, Barreirinhas, Bacabal, Caxias, Timon, Estreito, Balsas, Imperatriz e Pinheiro).

 

Durante a operação serão empregadas viaturas de combate a incêndio, viaturas de salvamento, unidades de resgate e ambulâncias. Os trabalhos terão o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nas ocorrências relacionadas à pacientes psiquiátricos, e do Grupo Tático Aéreo (GTA), que disponibilizará aeronave de prontidão durante todos os dias.

 

Pelo plano operacional, guarnições serão empregadas nos eventos de Corpus Christi, nos terminais de passageiros da Ponta da Espera, Praia Grande (Rampa Campos Melo), São José de Ribamar e Cujupe; Aeroporto, Rodoviária e demais saídas e entradas de São Luis.

 

“Ter prudência e atenção quanto a alguns cuidados e observações são fundamentais para evitar acidentes e outras ocorrências, especialmente em feriados, quando há um aumento no registro de chamadas do CBMMA. A tropa será distribuída em pontos estratégicos, desenvolvendo atividades de atendimento pré-hospitalar, prevenção de incêndio, salvamento, entre outras”, avaliou coronel Roberto.

 

Serviços de praia

 

A previsão é de que sejam implantados pontos base em toda a extensão de praias da grande São Luis, com atenção maior a Avenida Litorânea, Araçagy, Panaquatira e Praia de Banho. Em municípios como Imperatriz, Itapecuru, Timon, Balsas, a Corporação disponibilizará viaturas equipadas e militares em locais com maior incidência de acidentes para agilizar a chegada do socorro até as vítimas.

 

O serviço marítimo recebe atenção maior em épocas como esta, na qual se reforça as atividades e quantidade de guarda-vidas, a quantidade de postos móveis, devido ao aumento no movimento de pessoas que frequentam a orla marítima.

 

As guarnições prestam orientações aos banhistas, sobretudo aos pais, com os cuidados ao entrar na água, observar a maré e a atenção redobrada com crianças e aos locais apropriados para banho.  

 

Treinamento

Para a sexta-feira (5), às 9h, haverá um treinamento operacional com simulação de resgate e atendimento no Posto Salva-Vidas da Praia de São Marcos com equipes do BBMAR e do GTA.

– Publicidade –

Outros destaques