terça-feira, 23 de abril de 2024

Corpo de Bombeiros lista cuidados para evitar riscos de afogamentos

Equipes trabalham em operações de buscas de vítimas de afogamento (Foto: Divulgação)

Um total de 11 operações foram realizadas pelo Batalhão de Bombeiros Marítimo, no Maranhão, nos primeiros cinco meses deste ano. O trabalho resultou no resgate de corpos que se encontravam em lugares de difícil acesso – água, mangue ou ambiente similar. As operações são marcadas por grande mobilização operacional, pois envolvem vários militares, viaturas, embarcações, equipes especializadas em mergulho e ampla logística de deslocamento. 

Os afogamentos, em grande parte, são causados pela desatenção com os riscos do mar, informa o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto de Araújo. “É um trabalho que pode durar horas, ou até mesmo dias. Lamentamos cada ocorrência em que já temos o evento morte estabelecido, porém, é sempre positivo poder recuperar, e pelo menos entregar o corpo da vítima aos familiares, para que possam fazer as suas últimas homenagens”, pontua o comandante.

O coronel chama atenção para algumas dicas de segurança no mar e rios, que podem evitar afogamentos e reforça ficar atento às orientações dos guarda-vidas. “Havendo rios de corredeiras, não entre, e se embarcado, use colete salva-vidas. Se for rio sem corredeiras, a água deve estar, no máximo, à altura dos joelhos e também a pessoa deve usar o colete salva-vidas, pois a profundidade pode aumentar rapidamente”, alerta Célio Roberto de Araújo.

O coronel ressalta que, uma vez no mar, a supervisão deve ser o tempo todo e por pessoa que saiba ajudar. Ele orienta ainda nunca entrar na água alcoolizado ou mergulhando de cabeça. “Se estiver em perigo, tente manter a calma, flutuar e acenar por socorro. Não se deve nadar contra a correnteza”, reforça. 

O comandante do CBMMA alerta que, caso a pessoa vá prestar alguma ajuda a alguém na situação de afogamento, o mais correto é ligar para o 193, jogar material flutuante e aguardar um profissional chegar.

Buscas em Morros

O comandante do CBMMA relatou caso ocorrido na segunda-feira (7), em que a equipe do Batalhão de Bombeiros Marítimo realizou resgate de um corpo, no município de Morros. A vítima foi um rapaz de 37 anos, que tomava banho no Rio Una das Pedras, no domingo (6) e não foi mais visto pelos familiares. Mergulhadores do Batalhão seguiram até o local para buscas subaquáticas e por volta das 12h40 da segunda-feira, o corpo da vítima foi encontrado.

Além do serviço diário de prevenção às ocorrências de afogamento, e do resgate de pessoas em perigo no mar e rios, o Batalhão de Bombeiros Marítimo realiza outros importantes atendimentos. As equipes atuam em operações de buscas de vítimas com histórico de desaparecimento nas águas.

– Publicidade –

Outros destaques