O alerta de hoje vem de órgãos ligados ao Sistema de Saúde Pública de São Luís que foram pegos de surpresa com a informação da redução do corte de 2 milhões no orçamento mensal.
Segundo o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), a intenção da Secretaria Municipal de Saúde é diminuir o número de profissionais no turno noturno e nos plantões no fim de semana. Essa redução afetaria as unidades mistas do Bequimão, São Bernardo e Coroadinho, assim como nas unidades de pronto atendimento do Cohatrac, São Francisco e Zona Rural.
O Coren realizou no ano passado fiscalizações nessas unidades e constatou que antes da redução de funcionários, os locais já trabalhavam com menos profissionais que o mínimo necessário. Em apenas uma dessas unidades, foi verificado o déficit de 16 enfermeiros e 58 técnicos em enfermagem.
Contudo, a equipe de reportagem a TV Guará, conversou com a diretora do Socorrinho do São Francisco que desmentiu a informação.
Apesar disso, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão vê com preocupação uma determinação que pode prejudicar ainda mais o atendimento.