segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Cruzeiro vence Vitoria em Salvador e respira aliviado junto com Dede

A má fase do zagueiro Dedé, que andou até marcando gol contra, parece ter acabado neste domingo à noite com a ajuda dos Orixás de Salvador. Com um gol dele, aos 38 minutos do segundo tempo, o Cruzeiro ganhou do Vitória, por 1 a 0, no fechamento da 29.ª rodada doCampeonato Brasileiro, dentro do Estádio Barradão.

 

Após três derrotas seguidas, a Raposa volta a somar três pontos e importantes na sua luta pelo bicampeonato. Agora aparece com 59 pontos, líder isolado, sete pontos de vantagem sobre o São Paulo, o vice-líder. O Vitória continua, pela quinta rodada, fora da zona do rebaixamento, com 31 pontos, em 16.º lugar. Só está na frente dos times que formam a zona de degola, três deles com 30 pontos: Botafogo, Bahia e Criciúma, além do lanterna Coritiba, com 29 pontos. A diferença, portanto, é muito pequena.

 

 

Situações complicadas

 

Líder absoluto do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro entrou em campo numa situação atípica porque perdeu os últimos três jogos. Duas vezes pelo Campeonato Brasileiro – 1 a 0 para o Corinthians, em Minas Gerais, e 3 a 0 para o Flamengo, no Maracanã. No meio de semana, com vários reservas, sofreu uma derrota para o ABC, por 3 a 2, depois de largar na frente, por 2 a 0.

 

De outro lado, o Vitória continua na sua luta contra o rebaixamento. Mas há quatro jogos deixou a zona de degola e detém a segunda melhor campanha no returno, o que significa que está melhorando e em condições de atingir seu objetivo que e se manter na elite em 2015. Em nove rodadas somou 16 pontos, contra 15 pontos conquistados em todo primeiro turno- 19 jogos.

 

Dinei, do Vitória, foi bem marcado e só deu um chute perigoso ao gol do Cruzeiro - Foto: Vitória - Oficial

Dinei, do Vitória, foi bem marcado e só deu um chute perigoso ao gol do Cruzeiro

 

Mas no meio de semana perdeu para o Nacional de Medellin, da Colômbia, por 1 a 0, sendo eliminado da Copa Sul-Americana. O empate sem gols bastava para o time baiano.

 

Domínio da raposa

 

Mas o primeiro tempo teve domínio territorial do time mineiro, que acuou o Vitória em seu campo defensivo e lhe tirou a chance de até mesmo contra-atacar. Só ficou na ligação direta – defesa-ataque – e sem chances para surpreender o forte time mineiro.

 

Éverton Ribeiro, de volta ao time após passagem pela Seleção Brasileira, se mostrou motivado em jogar. Mas teve uma atuação apagada. Quem mais apareceu foi o atacante Alisson, que aos 20 minutos da frente da área soltou a bomba e Wilson, de mão trocada, mandou para escanteio.

 

O jogo continuou movimentado, mas sem que os dois times criassem chances reais para marcar.

 

Mais chances

 

No segundo tempo, o Vitória voltou um pouco mais adiantado, Mas abriu espaços para o visitante, que logo aos minutos teve uma chance com Marcelo Moreno, que tentou encobrir Wilson, mas a bola tirou tinta da trave esquerda.

 

Aos nove minutos, outra chance importante. Alisson entrou na área em diagonal e bateu no alto, mas Wilson espalmou para escanteio. O Vitória respondeu aos 17 minutos, nu contra-ataque armado por Mansur e que encontrou Dinei em velocidade. Ele deu um corte num zagueiro e bateu à meia altura, mas Fábio agarrou sem dar rebote.

 

Quando o empate parecia ser o resultado final, o Cruzeiro marcou seu gol. Mayke desceu pela direita e fez o levantamento pelo alto. A defesa não cortou no primeiro pau e Dedé apareceu por trás para dar um peixinho e testar firme por cima do goleiro Wilson. A vitória saiu aos 38 minutos.

 

Na comemoração, Dedé, emocionado, apontou para as tribunas onde estava o diretor de comunicação da Raposa, Guilherme Mendes.

 

“Ele me deu palavras que me reanimaram, que melhoraram a minha auto-estima. Além disso, recebi apoio de todo mundo, todos jogadores e do Marcelo Oliveira, que além de grande técnico é uma grande pessoa”, explicou.

 

Próximos jogos

 

Na quarta-feira pela 30.ª rodada, o Vitória vai até São Paulo, no Itaquerão, às 19h30, enfrentar o Corinthians, que neste domingo bateu o Internacional, por 2 a 1, no Beira Rio, estando em quinto lugar. O Cruzeiro vai receber, às 19h30, o Palmeiras, que perdeu o clássico para o Santos, por 3 a 1, no Pacaembu, depois de uma série de três vitórias consecutivas.

– Publicidade –

Outros destaques