Usuários do Facebook no Brasil tem sofrido nos últimos dias com ataques de postagens maliciosas contendo vírus. É o que diz um relatório do instituto de segurança russo Kaspersky Lab. Os posts, geralmente com chamadas para vídeos ou notícias, instalam um vírus no perfil do usuário ou no próprio computador que acessa os links.
Informações do relatório do Kaspersky Lab dizem que os posts em questão exibem o domino “motoresporte.com”, e mostram uma chamada sensacionalista de cunho violento ou sexual, e até mesmo envolvendo nome de pessoas famosas.
Atraído pelo post e clicando nele, o internauta recebe uma mensagem que diz que um aplicativo deseja acesso ao seu perfil do Facebook para postar em seu nome. A curiosidade em ver o conteúdo da postagem leva muitos a aceitar o que diz a mensagem, e é ai que começam os problemas. Ao aceitar, o usuário entrega seus dados pessoais e o controle da sua conta para criminosos.
Os criminosos usam mais de 90 domínios, que na maioria das vezes não contém qualquer conteúdo ao serem clicados. Em alguns deles o usuário até encontra um vídeo dito como “chocante”, porém é necessário dar ao site acesso à conta no Facebook. A fraude funciona do mesmo modo tanto na versão móvel quanto na versão desktop da rede social.
Analistas que trabalham no Facebook, explicam que os links maliciosos são de difícil detecção mesmo para a empresa, pois os posts infectados aparentemente seguem as regras da rede social e não usam qualquer código suspeito. Se você deseja evitar dores de cabeça, a lista de domínios infectados pode ser consultada clicando aqui.