terça-feira, 20 abril, 2021
Início Entretenimento “Das Verdades que Eu Vi”: Escritora Maranhense Maria Vitória Bouças lança seu...

“Das Verdades que Eu Vi”: Escritora Maranhense Maria Vitória Bouças lança seu livro nesta quinta (18)

Nesta quinta (18) acontece o lançamento do livro “Das verdades que eu vi” da escritora Maria Vitória Bouças. Na obra Maria Vitória coloca o leitor, em uma caminhada generosa e amorosa, conversando com ele o tempo todo sobre histórias que viu e que viveu.

“Tinha o hábito de contar histórias para os meus netos e, quando percebi, estava contando as minhas histórias para eles, assim surgiu “Das Verdades que Eu Vi”. O livro foi crescendo e resolvi publicá-lo”, declarou a escritora, poeta e prosadora Maria Vitória Bouças.

“Das verdades que eu vi” reúne 43 crônicas, distribuídas em 257 páginas em uma viagem pela vida da cidadã maranhense Maria Vitória Bouças. São memórias construídas entre o Rio de Janeiro, cidade de origem, e São Luís, cidade escolhida pelo coração para viver e onde recebeu o título de cidadã maranhense. As crônicas surgiram a partir de relações amorosas, fraternas, felizes, doloridas e encantadoras vivenciadas pela poeta ao longo de sua vida. Além do prefácio escrito pela professora e escritora Sonia Almeida, o livro é apresentado pelo advogado popular Rafael Silva, que escreveu: “Maria Vitória nos fala da vida com a sensível coragem de quem procura com ternura a aproximação com o outro”.
O livro foi finalizado no longo período pandêmico de 2020. Um momento de intenso sofrimento para todos nós e para a autora, Maria Vitória Bouças, com a perda de amigos para a Covid-19. “Escrever agiu como um bálsamo na minha vida, pois fiquei por um longo tempo distante dos abraços de meus filhos, dos  meus netos e das pessoas  com as  quais mais gosto de estar”.

“São histórias engavetadas, e muitas silenciadas, que qualquer mulher pode ter vivenciado, mas poucas têm a coragem de publicizar”, enfatizou a escritora Sonia Almeida, que assina o prefácio do livro.

São relatos de situações reais que instigam o leitor a refletir sobre problemas tão atuais e comuns vivenciados pela sociedade. “O Posseiro e a Bonequinha” (pág 146) e Unhas Vermelho-Rubi (pág. 250), por exemplo, são crônicas que envolvem a temática sobre a violência praticada contra a mulher fortemente atrelado à cultura do patriarcado. Ora relembra grandes encontros fraternais, como em “Doces Laços de Amizade”,(pág. 60), ora relata sobre partidas como a do travesso Murico, em “O Grande Mundo de Murico” (pág. 143) e o “Homem que gostava de Ler” (pág. 232), ora nos brinda com o amor de vó,  em “Ser Avó” (pág. 218) e “Minha Doce Alice” (pág. 128).

Maria Vitória Bouças, cidadã maranhense por título outorgado pela Assembleia Legislativa do Maranhão, por relevantes contribuições prestadas à Educação do estado, presenteia-nos com um   livro   forte,   intenso   e   ao   mesmo   tempo   sensível   e   delicado.

A live de lançamento acontecerá dia 18 de março, às 19h30, pelo canal Inspire e Comunique no YouTube.

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

- Publicidade -