domingo, 25 de setembro de 2022

Deputado do MA defende derrubada de veto de Bolsonaro à criação de federações partidárias

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (27), o Congresso Nacional aprecia vetos feitos por Jair Bolsonaro (sem partido), em especial o que impede a criação de federações partidárias. O projeto permite que partidos se unam em uma federação para atuar como uma legenda única. O deputado maranhense Rubens Jr (PCdoB) se posicionou a favor da derrubada do veto.

Segundo o presidente, a justificativa para o veto é que as federações partidárias funcionariam como coligações partidárias nas eleições proporcionais, vedada desde 2017. Já o pecedebista acredita que há diferença:

“A Federação é muito melhor que o modelo de coligações, já rejeitado pelo Senado. A Federação é nacional, dura uma legislatura, aproxima partidos que pensam parecidos e ajuda reduzir número de partidos; coligação é estadual, só existe durante a campanha e facilita alianças fisiológicas”, afirmou Rubens Jr.

A expectativa do PCdoB é que o Congresso de fato derrube o veto. Bolsonaro e os partidos governistas, contudo, pretendem mantê-lo por acreditarem que o Sistema de Federações Partidárias beneficiem somente o partido comunista, já que a legenda corre risco de extinção por conta da cláusula de barreira.

– Publicidade –

Outros destaques