Deputados elogiam Carnaval de São Luís


O sucesso do Carnaval de Todos 2019, em São Luís, continua ecoando no Maranhão. Na sessão plenária desta segunda-feira, 11, da Assembleia Legislativa, vários deputados estaduais usaram a tribuna da Casa para fazer elogios ao que foi considerado o maior carnaval da história da capital maranhense.

O líder do Governo, deputado Rafael Leitoa (PDT), parabenizou o governador Flávio Dino e o secretário de Cultura, Diego Galdino, “pelo belíssimo carnaval aqui na Ilha de São Luís, onde de fato encheu os olhos da população, dos residentes, dos turistas que estiveram na nossa cidade”. Ele também fez deferência ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior e a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura.

Para o deputado Duarte Júnior (PCdoB), São Luís passou a ter o carnaval que merece. “Uma cidade onde há muito tempo não se via tão movimentada, como nós vimos no carnaval deste ano, como ocorreu no carnaval do ano passado. E isso é de extrema importância, não apenas para valorizar a nossa cultura, mas também para o fomento, para a geração de emprego e renda”, ressaltou.

Já Glalbert Cutrim (PDT) destacou o renascimento do carnaval e da cultura de São Luís, “um dos maiores que eu já vi”. O parlamentar enalteceu ainda a segurança durante as festividades, “com muitos policiais, com efetivo de segurança muito grande. E aproveito aqui em seu nome para parabenizar o Governo do Estado e parabenizar também a Prefeitura de São Luís”.

Inclusão

Em seu pronunciamento, o deputado Neto Evangelista (DEM) enalteceu as mais de 267 atrações, entre blocos, tambor de crioula e shows, “selecionadas mediante um processo transparente e democrático de contratação artística” e a participação de mais de 500 mil foliões durante todos os dias de carnaval.

Ele enfatizou que o que mais chamou a atenção foi a preocupação com a inclusão social. “Lá tinha espaço destinado para pessoas idosas, lá tinha espaço destinado para cadeirantes. O programa Travessia, do Governo do Maranhão, que leva vários cadeirantes para consultas médicas, que leva para momentos de lazer, levou mais de 150 cadeirantes para o Carnaval de São Luís, tendo um espaço destinado único e exclusivamente para essas pessoas”, exaltou.

“Tivemos intérpretes de libras no carnaval em São Luís, para que os surdos da nossa cidade pudessem também brincar o nosso carnaval”, destacou Neto Evangelista, informando que mais de 90% dos foliões que brincaram o Carnaval de Todos 2019 em São Luís aprovaram as festas, e 100% dos turistas demonstraram desejo de voltar à capital maranhense.