terça-feira, 28 de junho de 2022

G10 Editora

Desfile da Raça deverá reunir quase 15 mil pessoas em SL

Cerca de 15 mil pessoas, entre alunos da rede pública estadual, de escolas particulares e fundações, professores, diretores, integrantes de Bandas Marciais, técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e populares, deverão participar do desfile cívico estudantil em comemoração ao Dia da Raça, que acontecerá na próxima sexta-feira (5), à partir das 8h, na Avenida Senador Vitorino Freire, na Areinha, em São Luís.

 

O desfile acontece todos os anos, reunindo milhares de pessoas, e cada escola desenvolve o tema dentro de sua linha criativa. Momentos de dança, teatro, e expressão artística também fazem parte do evento, que tem como tema “Brasil plural e diverso, em inclusão e diversidade”.

 

Segundo o coordenador Renato Pereira, o desfile apresentará uma compilação dos principais fatos históricos da educação inclusiva, cultural e social no Brasil e no Mundo. “Vamos trazer à avenida uma representação dos principais fatos, leis, projetos e ações criados e desenvolvidos pelos governos, instituições internacionais, escolas da rede estadual de ensino e ONG’s que contribuíram à constituição de uma história de igualdade e de oportunidade para todos”, afirmou.

 

A temática será encenada por 38 escolas estaduais, quatro particulares, duas instituições de ensino especial e uma fundação de ensino, distribuídos em 35 pelotões de 65 alunos, cada, devidamente caracterizados com figurinos relacionados ao tema e sinalizados por painéis indicativos.

 

Entre os temas apresentados, destacam-se homenagens ao sociólogo Betinho, realizada pela UI Nascimento de Moraes; à sociedade Pestalozzi do Brasil, pela UI Sotero dos Reis; à Legião Brasileira de Assistência (LBA), representada pela UI América do Norte; e à história dos institutos pioneiros em educação especializada no Brasil, levada à avenida pelos Centros de Educação Especial Pe João Mohana, CAP Ana Maria Patelo Saldanha e CAS Maria da Glória Costa Arcangeli.

 

Na organização do desfile, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) terá o apoio da Polícia Militar do Maranhão, que vai realizar o trabalho de segurança preventiva, do 24º Batalhão de Caçadores, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que disponibilizará ambulâncias para atendimentos de emergência.

 

(Foto; Divulgação/Seduc)

 

– Publicidade –

Outros destaques