segunda-feira, 22 de julho de 2024

Detran suspende vistoria de novos extintores

A vistoria do uso do extintor de incêndio veicular com carga ABC nos veículos automotores foi suspensa pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), conforme informou a assessoria do órgão nesta quinta-feira (8). Segundo a chefe do Setor de Vistoria e Emplacamento do Detran, Lúcia Macedo, a decisão foi tomada devido à prorrogação do prazo obrigatório de uso do equipamento pelo Ministério das Cidades.

 

Lúcia Macedo salientou que os proprietários de veículos devem comprar o equipamento de segurança, assim que estiver disponível no mercado, evitando o risco de ser surpreendido ao final da prorrogação pela fiscalização. Ela ressalta ainda que, apesar da suspensão da obrigatoriedade do equipamento com carga ABC, o modelo antigo continua sendo necessário.

 

– O extintor de incêndio é um item de segurança obrigatório, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro e será cobrado durante as vistorias.

 

O órgão federal prorrogou em mais de 90 dias a obrigatoriedade do extintor ABC em virtude da grande procura pelo equipamento em diversos estados, inclusive no Maranhão. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o prazo de prorrogação contará a partir da publicação no Diário Oficial da União e as multas aplicadas a partir do dia 5 de janeiro não serão consideradas.

 

Alerta

 

Os extintores de incêndio de pó químico tipo BC, que equiparam os carros fabricados até 2004, têm capacidade de combater princípios de incêndios de líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Já os de carga ABC atuam um pouco além, nos princípios de incêndios de sólidos, papéis, madeiras e tecidos. Somente este extintor tem a substância necessária para combater incêndios que atinjam, por exemplo, o estofado do veículo.

 

Veículos fabricados a partir de 2005 possuem o extintor do tipo ABC, então, muitos não vão precisar trocar o equipamento, mas é necessário verificar a data de validade, já que a mesma é de cinco anos, ou seja, veículos que foram adquiridos em 2005 já estão com os extintores vencidos e necessitam ser trocados.

– Publicidade –

Outros destaques