domingo, 17 novembro, 2019
Início Bem-Estar & Saúde Dia D de vacinação contra gripe acontece neste sábado

Dia D de vacinação contra gripe acontece neste sábado

O Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís realizarão, neste sábado (4), o Dia D de vacinação contra gripe, das 8h às 17h, no Centro de Saúde da Cohab, em São Luís. O objetivo da campanha é imunizar 90% dos grupos prioritários contra influenza. Na capital, a população contará com o funcionamento de 63 postos de saúde. Até o momento, o Maranhão atingiu 20,84% da cobertura vacinal.

A campanha tem como grupos prioritários gestantes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, além do efetivo de policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Graça Lírio, convocou os grupos prioritários para vacinação contra gripe. “O Dia D é quando intensificamos a vacina contra a gripe em todo o Maranhão. O Governo do Estado já disponibilizou vacinas e insumos para todos os 217 municípios, por isso contamos com o apoio e a participação dos gestores.  A meta para este ano é de 90%. Convidamos a população para que não deixe passar esta oportunidade, tanto para tomar a dose da vacina contra a gripe, como também para colocar em dia o cartão de vacina no posto mais próximo”, destacou Graça Lírio.

Para a chefe do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis da SES, Maria Helena Almeida, o engajamento dos municípios é fundamental para o Maranhão atingir a meta de cobertura vacinal contra gripe. “Na semana passada, nós realizamos o monitoramento em oito Unidades Regionais de Saúde. Na oportunidade, reforçamos junto aos gestores que seja dada ênfase na divulgação para que o Maranhão alcance, assim como no ano passado, a meta de 90% da população vacinada para 2019”, disse.

A campanha de vacinação continua até 31 de maio. Entre os municípios da região metropolitana, Alcântara registrou 24,97% de vacinação contra gripe, São Luís 18% e Paço do Lumiar 17,59%. No dia da vacinação, o usuário deve levar a carteira vacinal e o cartão SUS.

Dia D 
Técnicos da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES e das secretarias municipais de São Luís, Paço do Lumiar e Raposa participaram, nesta sexta-feira (3), de reunião sobre o Dia D de vacinação.

Participaram da reunião Laila Costa, representando a Atenção Básica de Paço do Lumiar; Joziran Maria Costa, representando a Coordenadoria de Imunização de Paço do Lumiar; Charlene Alves, representando a Coordenadoria de Imunização de São Luís; Teresinha Jardim Dutra, superintendente da Vigilância Epidemiológica de São Luís; João Silva Costa, representando a Vigilância Epidemiológica da Raposa.

A secretária adjunta de Ação e Saúde de São Luís, Natália Mandarino, reforçou a parceria do Governo e da prefeitura. “O trabalho de imunização só terá resultados se fizermos parcerias. Queremos, portanto, que no Dia D de Vacinação alcemos a meta proposta pelo Ministério da Saúde e também sensibilizar os pais sobre levar seus filhos para tomar a vacina. Paralelo a isso, usamos a estratégia de criar unidades volantes em locais onde não há a presença de um posto de saúde, como no caso dos shoppings”, disse.

Monitoramento 

Entre os dias 22 a 26 deste mês, técnicos da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES realizaram ,in loco, o apoio técnico e monitoramento da cobertura vacinal nas Unidades Regionais de Saúde (URSs) de Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Pedreiras, Rosário, Viana, Zé Doca e Codó.

Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

Casal morre em colisão de moto e ônibus na Estrada da Raposa

Duas pessoas morreram em um acidente ocorrido na manhã deste sábado (16), na Avenida dos Holandeses, na trecho conhecido como Estrada do Araçagy, no...
- Publicidade -