sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Dia dos Namorados deve atrair 52,2% dos consumidores

O levantamento de intenção de consumo para o Dia dos Namorados 2017 em São Luís, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), demonstra que 52,2% dos consumidores ludovicenses devem ir às compras nesse período, enquanto 43% não irão comprar produtos. Na comparação com 2016, os dados indicam para uma piora nos resultados, apresentando redução de -11,8% do nível de consumidores que pretendem comprar produtos e um aumento de 23,5% dos consumidores que não irão às compras.

O estudo, que foi realizado entre os dias 15 e 19 de maio de 2017, período que iniciou a maior crise política no Governo Federal após os desdobramentos da Operação Lava-Jato, demonstra que o otimismo de queda da inflação, crescimento da economia e criação de emprego vislumbrado nos últimos meses, encontra-se ameaçado em meio às incertezas políticas e econômicas verificadas nesse período. Dessa forma, a pesquisa realizada pela Fecomércio, revela que o momento é de replanejamento do empresário do comércio em relação às estratégias de vendas para o Dia dos Namorados deste ano.

Para o Dia dos Namorados deste ano, o levantamento, que entrevistou homens e mulheres maiores de 18 anos nos principais pontos de comércio na capital, identificou que o perfil do consumidor mais predisposto ao consumo deve ser formado por homens (58,7%), os que possuem mais de 36 anos (56,4%), com ensino médio (57%) e renda familiar mensal superior a seis salários mínimos (57,1%).
Produtos e locais

 Na análise dos produtos preferidos pelos consumidores, o setor de vestuário, higiene/perfumaria e calçados compõem os três primeiros segmentos em intenção de compras. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o setor de vestuário apresentou elevação de 2,5% na intenção de compras, assim como o segmento de higiene/perfumaria avançou 8,8%, embora se ressalte que houve elevação também de inúmeros outros produtos constantes na pesquisa, evidenciando a diversificação que deve ser apresentada pelo comércio varejista local, gerando novas oportunidades de expansão das receitas pelo empresário do comércio.

Por outro lado, a pesquisa apresenta um perfil de consumidor para o Dia dos Namorados mais consciente da sua capacidade de gastos e direcionado a comprar produtos com valores menos elevados, uma vez que foram registrados quedas significativas nas intenções de compras de produtos com alto valor agregado, tais como relógios (-54,3%), celulares (-85,2%) e bebidas (-75%). Em contraponto, produtos com valores mais baixos obtiveram destaque no avanço das intenções de compras, tais como chocolates, carteiras/bolsas e material esportivo que alcançaram o dobro do percentual do ano anterior.

 

 

 

Fique ligado nas principais notícias pelas nossas redes sociais. Curta a TV Guará e siga também no Instagram e Twitter. Tem alguma denúncia? Mande suas informações para o nosso whatsapp pelo número (98) 99103-2323 ou via portal@tvguara.com

– Publicidade –

Outros destaques