terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Dia Internacional Contra a Corrupção conta com série de atividades e interação com o público

O Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado na última sexta-feira (9), contou com uma série de atividades, realizadas, domingo (11), na Feirinha de São Luís. Em contato direto com a população, a ação focou em momentos de interação e sensibilização sobre o tema, integrando uma programação que reuniu centenas de pessoas.

“Em nome da Rede de Controle a gente está realizando um evento cuja ideia é promover, para a sociedade, um encontro, um debate, apresentar os programas que são realizados ao tocante à transparência. Esse evento contou com a participação do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, do Ministério Público do Estado do Maranhão do TCU e nós da CGU”, pontuou o superintendente da Corregedoria Geral da União do Estado do Maranhão, José Antônio Freitas.

Na oportunidade, os órgãos parceiros da Rede de Controle premiaram os vencedores do concurso de redação sobre o tema do combate à corrupção. O concurso, destinado à rede pública municipal de ensino, foi promovido por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Educação de São Luís e premiou os três primeiros colocados.

Mesmo apostando no contato direto, a Rede de Controle não dispensou o uso da tecnologia para aprofundar a discussão. Quem quisesse obter informações mais detalhadas sobre o enfrentamento da corrupção no estado era só apontar a câmera do celular para o QR-Code que estava disponível em vários pontos do evento.

“Já está mais do que comprovado que agir em rede, de forma coordenada com os outros órgãos de fiscalização, é a forma mais efetiva de se alcançar os objetivos pretendidos. E essa aproximação da Rede de Controle com a população só ajuda a legitimar a nossa atuação e a fortalecer o nosso movimento de combate à corrupção. A iniciativa de utilizar a Feirinha de São Luís é muito boa, pois nos permite levar esse tema tão importante a um grande número de pessoas que ali frequentam”, afirmou o secretário de Estado de Transparência e Controle, Raul Cancian Mochel.

História

Comemorado em São Luís há pouco mais de 10 anos, por meio de ações da Rede de Controle, o dia 9 de dezembro foi instituído como Dia Internacional Contra a Corrupção como resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida, no México, em 2003 quando foi assinada a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. 

A ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.

– Publicidade –

Outros destaques