sábado, 7 de setembro de 2024

Donos de bares e restaurantes estão sendo alertados contra exploração infantil neste Carnaval

Bares e restaurantes da Avenida Litorânea já estão recebendo recebendo equipe de técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o objetivo é incentivar denúncias de casos de violência contra crianças e adolescentes durante o período do carnaval, desde quinta-feira (04) a ação da “Blitz Proteja” está sendo realizada.

Técnicos percorreram os bares e restaurantes, colando cartazes e conversando com empresários, atendentes e garçons sobre a importância de denunciarem situações que possam levar a concretização de algum crime.

Para a secretária adjunta de Relações Institucionais da Setur, Glória Pinto, a ação contribui para que as práticas contra crianças e adolescentes diminuam. “A Secretaria de Turismo realiza ações durante todo o ano, mas nas datas onde o fluxo de turistas é maior, como no carnaval e festejos juninos, intensificamos a conscientização dos donos de estabelecimentos e meios de hospedagem, que são lugares que recebem mais pessoas durante os dias de festa”, informou Glória Pinto.

Jackcilene da Silva é proprietária de um empreendimento na Avenida Litorânea e apoiou a ação. “Nós sabemos da importância de evitar que situações que coloquem crianças e adolescentes em risco. Aqui no meu estabelecimento, por exemplo, todos os garçons e atendentes são cientes que qualquer suspeita deve ser motivo de alerta. Com a conversa com a Secretaria de Turismo e o cartaz bem visível, todos ficam sabendo que o Disque 100 é um aliado nessa batalha”, disse.

Já Francisco Neto, dono de restaurante e presidente da Associação Empresarial de Bares, Restaurantes e Similares do Maranhão (Adebares), falou sobre a importância de receber a Blitz Proteja. “Nós já somos parceiros da Setur, mas ter os cartazes e receber as equipes ajuda a passar a mensagem para os clientes; assim todos entram na luta pela defesa de crianças e adolescentes”, explicou.

Ação

Durante esta semana, a Setur/MA realizou a “Blitz Proteja” em restaurantes e bares do Centro Histórico e da Avenida Litorânea, aeroporto, rodoviária e nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) de São Luís, levando os mascotes da campanha, um trio de “macaquinhos”, para os lugares de maior circulação de pessoas durante a festa de momo.

Para mais informações sobre a campanha e como denunciar, acesse: http://www.naodesvieoolhar.org.br

– Publicidade –

Outros destaques