segunda-feira, 21 de junho de 2021

Arraial Live Guará - Faltam 2 dias
Dor nas costas? Saiba como preservar a coluna durante o home office

Dor nas costas? Saiba como preservar a coluna durante o home office

Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

De repente, a pandemia mudou a rotina de milhares de trabalhadores brasileiros. Para reduzir a curva de contágio do Novo Coronavírus, muitas empresas passaram a adotar o modelo de trabalho home office. O problema é que grande parte da população não estava preparada para essa mudança e foi pega de surpresa.

Junto com a novidade, chegaram também as dores nas costas, causadas pelo excesso de tempo à frente do computador. Sem um ambiente adequado para realizar as atividades, muitos brasileiros passaram a sofrer de dores nas costas, uma consequência da má postura no home office.

Dados do Google Trends – o serviço de análise de tendências do buscador revelam que o termo “dor nas costas” nunca foi tão pesquisado no Brasil. Desde o início da pandemia, em 2020, quando o país registrou o primeiro
caso de contaminação por Covid-19, a busca pelo termo aumentou em 76%.

Quem recorreu à internet para descobrir a causa de tanta dor nas costas foi o publicitário Pedro Winicius. Aos 23 anos, o jovem viu a produtividade do seu trabalho cair por conta das dores. “Desde os 20 anos sofro de escoliose
e passar muito tempo sentado sempre foi um desafio. Já estou há mais de um ano em home office e a sala de casa virou meu escritório”, revela.

O publicitário é apenas um, dos milhões de brasileiros, que sem um ambiente adequado para o trabalho em casa, passou a usar os espaços que tinha em casa para trabalhar. Assim, a mesa, sofá e até mesmo a cama se tornaram
espaços para o trabalho.

Entre as formas de evitar o problema, a coordenadora do curso de fisioterapia do Centro Universitário Estácio São Luís, Elis Benatti, destaca que é indispensável ter mesa e cadeira na altura correta, com apoio para os braços e coluna, para evitar ou minimizar as dores nas costas.

Foi exatamente o que o publicitário fez. Investiu em um ambiente de trabalho adequado para reduzir as dores e garantir a produtividade no trabalho. “Minhas dores nas costas só diminuíram quando passei a organizar
meu ambiente de trabalho. Comprei uma mesa adequada, cadeira e um suporte para manter a tela do notebook na altura dos olhos. Hoje consigo trabalhar bem melhor”, afirma Pedro Vinicius.

Sinais de má postura

Alguns cuidados são necessários para evitar dores e lesões causadas pela má postura ao trabalhar em casa. “Os resultados de uma posição inadequada podem ser observados logo no início da jornada”, explica a fisioterapeuta.

Entre os sinais de má postura é preciso ficar atento aos ombros inclinados para frente, dores nas costas e pescoço, dores lombares ao sentar e levantar e formigamento nos pés ou mãos.

Postura correta

Para fugir das dores, a especialista indica alongamentos várias vezes ao dia, fazer pausa de 15 minutos e andar pela casa. “Tente deixar a coluna sempre ereta, bem como o pescoço, e apoiada no encosto da cadeira. Evite que atividades sejam realizadas na cama ou no sofá, mas, sim, sentado em uma cadeira e com uma mesa de apoio”, ensina.

Outra dica é utilizar suporte de apoio para o notebook ou monitor do computador para que a cabeça não fique inclinada para baixo. “O ideal é manter a tela na altura dos olhos para evitar a curvatura do pescoço. Uma
cadeira com apoio total das costas e também para os braços também faz toda a diferença”, orienta a especialista.

– Publicidade –

Outros destaques