domingo, 24 de setembro de 2023

É Carnaval! Cuidado com a Aids

O Carnaval é uma festa onde os limites parecem não existir e onde todo mundo só pensa em aproveitar tudo que puder. No entanto, para toda ação há uma reação e é sobre isso que o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais pretende alertar os foliões.

A prática do ato sexual sem preservativo pode mudar completamente a vida de uma pessoa, e a mudança não está restrita a uma possível gravidez, mas muito além disso, às doenças sexualmente transmissíveis, em especial a Aids.

O Ministério da Saúde distribuiu, só no período pré carnavalesco 70 milhões de camisinhas por todo o país.

A campanha #partiuteste do DDAHV, durante o pré carnaval e carnaval deste ano pretende conscientizar a população para realização de testagem por amostra de fluido oral do HIV, no intuito de diminuir o número de contaminação nesse período do ano.

Os projetos estão sendo executados em parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSC), e realizam ações educativas de prevenção, com enfoque na ampliação do diagnóstico, por meio da realização de testagem voluntária e oportuna do HIV.

A testagem está utilizando o teste rápido por amostra de fluido oral em populações-chave: gays e outros homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, pessoas que usam álcool e outras drogas, travestis e transexuais e jovens de 15 a 24 anos em situação de maior vulnerabilidade, prioritariamente, com baixa escolaridade e vivendo em situações de pobreza.

Se previna!

– Publicidade –

Outros destaques