quinta-feira, 30 de junho de 2022

G10 Editora

Eduardo Braide faz entrega do Cartão Alimentação Escolar para mães e pais de alunos da rede municipal de ensino

O prefeito Eduardo Braide iniciou a entrega do Cartão Alimentação Escolar, nesta segunda-feira (13). O cartão garante para cada estudante da rede municipal de ensino a quantia de R$ 400,00, referente aos meses de agosto a dezembro de 2021 (R$ 80,00 por mês).

O benefício está sendo ofertado pelo Município para suprir o reforço na alimentação diária, que é a merenda escolar, dos estudantes, em decorrência dos efeitos econômicos da Covid-19 e da suspensão das aulas presenciais no período mais crítico da pandemia.

Foto: @Divulgação“Tão difícil quanto o enfrentamento da pandemia na área da saúde é o enfrentamento da pandemia na área da educação. Quando eu assumi a gestão municipal, em janeiro, os kits alimentação eram comprados em São Paulo e entregues com atraso para as famílias. Além disso, mesmo tendo mais de um filho matriculado na nossa rede, as famílias recebiam apenas um kit, o que era injusto. Agora cada aluno receberá um Cartão Alimentação Escolar com o valor referente ao kit. Para compensar os atrasos, estamos fazendo a entrega dos cartões com crédito no valor retroativo de agosto a dezembro deste ano e uma ampla rede credenciada na nossa cidade para que cada mãe e pai possa comprar exatamente o que necessita para garantir alimento de qualidade em casa. E vamos concluir a entrega antes do Natal”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A entrega dos cartões começou na Escola Rubem Teixeira Goulart, na Cohab, com a participação de alunos, pais e responsáveis, equipe escolar e da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Antes da entrega aconteceu a apresentação do coral de estudantes da escola, parte da iniciativa da Cantata Natalina Mil Vozes de Natal, formada por alunos da rede municipal. Participaram do evento, a vice-prefeita, Esmênia Miranda, e a secretária Municipal de Educação, Caroline Marques.

Mais de 86 mil alunos beneficiados

Ao todo, serão entregues mais de 86 mil cartões para estudantes de todas as etapas de ensino da rede municipal de São Luís. O Cartão Alimentação Escolar será entregue apenas ao responsável legal do estudante, na escola em que estuda, mediante apresentação de documento oficial com foto.

A dona de casa Elane Pimentel Diniz tem cinco filhos matriculados na unidade de ensino e saiu de lá feliz com seus cartões.

“Faz muita diferença receber um cartão para cada filho porque só um kit não dava conta. E o cartão facilita muito porque a gente pode comprar o que preferir. Muitas vezes vinha alguma coisa no kit que não era de necessidade. Então, eu estou muito feliz por saber que o alimento dos meus filhos está garantido”, comemorou.

A secretária Municipal de Educação, Caroline Marques, afirmou que a iniciativa é um grande benefício para as famílias da rede municipal.

“A merenda escolar é um direito dos estudantes e representa um reforço muito importante na alimentação de muitos alunos da nossa rede. Por isso, é preciso garantir que eles tenham acesso mesmo neste período em que ainda estamos com muitas escolas em aulas remotas. O cartão que estamos entregando hoje vem suprir essa necessidade e conta com uma rede credenciada ampla em todos os nossos núcleos escolares para que as famílias possam comprar seu alimento perto de sua casa”, disse.

A entrega dos cartões será realizada por Núcleo Escolar, divisão territorial das 258 escolas da rede municipal de São Luís. O primeiro grupo de escolas atendidas é o do Núcleo Anil, com entregas nos dias 13 e 14 de dezembro.

Cartão Alimentação Escolar

O Cartão Alimentação Escolar é aceito em toda a cidade de São Luís, nos pequenos comércios e nas grandes redes de supermercados que foram credenciados para que as famílias possam fazer suas compras. Com isso, além de garantir alimento para os estudantes, a Prefeitura também contribui para o fortalecimento da economia, já que as compras serão feitas em estabelecimentos locais.

Os pais e responsáveis poderão consultar o saldo, extrato de compras e a lista dos comércios que aceitam o Cartão Alimentação Escolar por meio do aplicativo chamado “Meu Maxxcard”, disponível gratuitamente para download nas lojas Play Store (Android/Google) e Apple Store (iOS/iPhone).

Após o recebimento do Cartão Alimentação Escolar, já é possível realizar as suas compras na rede credenciada. O desbloqueio é feito na primeira compra com o uso da senha individual que vem com o cartão no local indicado “RASPE AQUI”.

No primeiro uso do aplicativo, o responsável deve fazer seu registro por meio do número de matrícula do aluno, que vem impresso no Cartão Alimentação Escolar e seguir as instruções.

CALENDÁRIO DE ENTREGA DO CARTÃO ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

– Núcleo Anil – 13 e 14 de dezembro

– Núcleo Rural – 14, 15 e 16 de dezembro

– Núcleo Itaqui-Bacanga – 16 e 17 de dezembro

– Núcleo Centro – 17 e 18 de dezembro

– Núcleo Cidade Operária – 20 e 21 de dezembro

– Núcleo Coroadinho – 21 e 22 de dezembro

– Núcleo Turu-Bequimão – 22 e 23 de dezembro

SAIBA MAIS

Conheça toda a Rede credenciada para o uso do Cartão Alimentação Escolar no site www.portal.maxxcard.com.br/rede-credenciada ou por meio do aplicativo “Meu MaxxCard”, no ícone REDES. Novos estabelecimentos serão credenciados a cada semana.

O Cartão Alimentação Escolar é de uso exclusivo para a compra de gêneros alimentícios. Não sendo permitida a compra de produtos proibidos para menores de 18 anos. O uso incorreto do cartão acarretará no seu bloqueio.

DICAS DE SEGURANÇA

– O Cartão Alimentação Escolar é de uso pessoal e intransferível e não pode ser comercializado;

– Cuide bem do seu Cartão Alimentação Escolar. Não molhe, não dobre, não amasse, não quebre e não perca;

– Guarde o cartão em um local seguro e memorize sua senha. Não compartilhe sua senha com terceiros;

– Em caso de perda ou roubo, entre em contato com a Central de Atendimento do Cartão Alimentação Escolar no número (98) 99160 7726.

– Publicidade –

Outros destaques