O ex-bilionário e empresário Eike Batista entregou nesta quinta-feira (16) R$ 13,8 bilhões em ações da petroleira OGPar (ex OGX) para quitar o pagamento de uma dívida da empresa.
De acordo com informações do jornal Valor Econômico, a decisão foi aprovada em uma assembleia geral realizada pela empresa e foi responsável pela maior operação desse tipo já realizada em toda a América Latina.
Com a divisão, a OGPar agora não tem mais um proprietário definido e os que receberam as ações como forma de pagamento de Eike terão 71,4% da empresa. O ex-bilionário e outros proprietários minoritários, por sua vez, terão a parcela restante da OGPar — 28,6%.
Origem dos problemas
Em julho ao ano passado, a empresa informou ao mercado que alguns dos campos que ela pretendia explorar na Bacia de Campos não eram viáveis comercialmente. Ela também teve de revisar suas previsões de produção para o campo de Tubarão Azul.
As revisões lançaram todo o grupo EBX em uma grave crise de credibilidade, o que secou o crédito para a OGX e derrubou o valor de suas ações.
Sem recursos, a OGX também teve de desistir de adquirir nove dos 13 blocos que arrematou na última licitação de áreas de petróleo.