quinta-feira, 30 de junho de 2022

G10 Editora

Eleita a nova ouvidora da DPE

A assistente social Rosicléia Machado Barbosa Costa é a mais nova ouvidora geral da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA). A eleição aconteceu na tarde da última segunda-feira (15), na sede da instituição, em São Luís, durante reunião extraordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública. O órgão colegiado escolheu a ocupante do cargo para o biênio 2014/2016, com base em lista tríplice encaminhada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH). A solenidade de posse está marcada para a próxima terça-feira (23).   

 

Coordenada pela defensora geral do Estado e presidente do Conselho Superior, Mariana Albano de Almeida, a eleição foi prestigiada por defensores públicos, servidores e representantes da sociedade civil. Conforme a Resolução nº 005 – CSDPEMA, de 25 de abril de 2014, as candidatas Mari-Silva Maia e Odaíza Gadelha Neta, bem como Rosicléia Costa, tiveram 15 minutos para expor suas propostas, e em seguida responder aos questionamentos dos conselheiros. Dos oito votos válidos, a vencedora do pleito recebeu cinco.

 

A nova ouvidora da Defensoria Estadual tem reconhecida trajetória na luta pela defesa e garantia dos direitos de adolescentes, especialmente no contexto do sistema de medidas socioeducativas do Maranhão desde 2003. Ela é graduada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com especialização em Política de Assistência Social e Gestão do Sistema Único da Assistência Social, pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, e em Gerontologia, pela Faculdade Santa Fé, em São Luís. Sua proposta de trabalho está sustentada em quatro pilares: manter e aprimorar ações regulares da Ouvidoria; fortalecer e ampliar as articulações internas na DPE, bem como as parcerias externas e o diálogo e atuação conjunta com a sociedade civil organizada.

 

  

– Publicidade –

Outros destaques