terça-feira, 23 de abril de 2024

Em São Luís, centenas de pessoas se mobilizam no Dia Mundial da Limpeza de Praia

Foto: Jairon Martins

O Dia D de mobilização e conscientização social e ambiental sobre a importância da manutenção da limpeza das praias, foi realizado na manhã deste domingo, 22, na orla marítima de São Luís. A ação é alusiva ao Dia Mundial da Limpeza de Praia, que ocorre em pelo menos 160 países sempre no mês de setembro. Na capital, a ação acontece da Praia da Ponta d’Areia ao Espigão Costeiro e praia da Guia. Estudantes de escolas da rede pública municipal, entidades da sociedade civil, órgãos públicos e a população em geral devem mais uma vez se juntar para participar da ação que tem como objetivo formar uma rede de proteção das praias de São Luís.


Este ano a ação é realizada em dois pontos diferentes da orla de São Luís, na Ponta d’Areia e na Praia da Guia, área Itaqui-Bacanga. Durante a ação, nos dois pontos da orla, voluntários farão a catação dos resíduos encontrados. Ao longo da faixa de areia, haverá ainda equipes de agentes de limpeza urbana da Prefeitura de São Luís fazendo a remoção manual e mecanizada dos resíduos mais pesados ou cujo manejo possa oferecer riscos aos voluntários, como objetos perfurocortantes.

Toda a ação será realizada conforme a tábua de marés e ao longo do percurso, os frequentadores da praia receberão dicas de como fazer o descarte correto do seu lixo e dicas de como reduzir a geração de resíduos, protegendo as praias da cidade. Ao final, tudo que for recolhido será pesado para que as pessoas tenham noção do quanto é descartado irregularmente nas praias de São Luís e os riscos que esse descarte traz. O trecho que vai da Praia da Ponta d’Areia ao Espigão Costeiro terá ainda a presença do Cidadão Limpeza Cidade Beleza.

Carolina Moraes Estrela, presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, explica que com esta ação do Dia Mundial da Limpeza de Praia, a expectativa é em promover a conscientização da população para o problema do descarte irregular do lixo urbano. “Nem todo o lixo que vai parar nas praias foi descartado irregularmente ali. A ação dos ventos, das chuvas, dos cursos d’água pode fazer com que o lixo descartado irregularmente em determinado ponto vá parar na orla, por isso, esta é uma ação de conscientização em relação ao manejo adequado do lixo e de preservação ambiental”, disse.

DIA MUNDIAL 

O Dia Mundial da Limpeza de Praia é ação de voluntariado mundial realizada no mês de setembro com o objetivo de recolher das praias, praças e outros espaços de convivência todos os resíduos que são descartados irregularmente. Em São Luís, este ano, a ação é realizada com o apoio de vários grupos voluntariados que já realizam atividades do tipo na cidade.

Em 2018, a ação ocorreu na Avenida Litorânea. Em 2019, a ação ocorrerá da Ponta d’Areia ao Espigão Costeiro. A mudança tem o objetivo de contemplar outros pontos da orla da cidade, chamando a atenção da população para os problemas causados pelo descarte irregular. Também serão realizadas atividades na Praia da Guia, na área Itaqui-Bacanga.

A atividade integra ainda o Programa Lixo Fora d’Água, fruto de uma parceria internacional firmada entre a Prefeitura de São Luís e a Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA, na sigla em inglês), entidade sueca representada no Brasil pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A parceria foi firmada durante a Conferência Internacional de Prevenção e Combate ao Lixo no Mar, que ocorreu em São Luís no mês de julho, fazendo da cidade a primeira capital brasileira a assinar o acordo.

– Publicidade –

Outros destaques