Uma embarcação com refugiados africanos foi encontrada, nesta sábado (19), à deriva nas proximidades de São José de Ribamar. Haviam somente homens, sendo 25 refugiados do Senegal, Nigéria e Guiana, e 2 nacionais dentro de um catamarã. O Comando Tático Aéreo (CTA), da Polícia Militar do Maranhão, a Polícia Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), além do Plano de Apoio Mútuo, foram acionados para efetuar o resgate da embarcação.
Por meio de nota, a Capitania dos Portos informou que uma equipe deslocou-se para o cais de São José de Ribamar. A embarcação de refugiados estava sendo rebocada por um pesqueiro, de nome Tampinha I. Após aproximação da embarcação ao cais, foram acionadas as Agências Governamentais para que então houvesse a permissão de apoio aos refugiados.
“Recebemos a informação por volta das 10h da manhã, através da agência da Capitania dos Portos de Camocim, Ceará. Fomos informados que o catamarã, passando daquela jurisdição, estava seguindo para nossa região. Evacuamos a área e por volta das 23h, fizemos o resgate, conforme as medidas cautelares”, explicou Márcio Ramalho Dutra da Capitania dos Portos do Maranhão.
Um inquérito administrativo será instaurado para apurar as causas. De acordo com o Capitão Dutra, a embarcação foi apreendida e seguirá com a Marinha até a conclusão do caso. Já os refugiados, estão sob a guarda da Polícia Federal que está tratando dos procedimentos de imigração.
O Governo do Maranhão está prestando ajuda humanitária aos africanos, eles foram encaminhados para o Ginásio Costa Rodrigues, onde deverão ficar até a conclusão do inquérito.
Confira o momento do resgate dos africanos: