sexta-feira, 19 de abril de 2024

Eneva descobre sinais de petróleo em poço na Bacia do Parnaíba

Foto: Reprodução

A Bacia do Parnaíba (terrestre), que até então é conhecida pela sua grande reserva de gás natural, também pode ter petróleo. É que no dia 24 de setembro último, durante a perfuração do poço 4-ENV-6-MA na área da descoberta de Fazenda Tianguá, no Maranhão a Eneva identificou indícios do hidrocarboneto.

Em comunicado ao mercado, a Eneva confirmou que “dentro de sua campanha de exploração do ano, concluiu a perfuração do poço 4-ENV6-MA, localizado no Plano de Avaliação de Descoberta (PAD) Fazenda Tianguar, na Bacia do Parnaíba, tendo identificado indícios de óleo e gás”. A Companhia informou que tem a obrigação de informar à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) quando da confirmação das etapas de aquisição, processamento e interpretação de dados sísmicos; perfuração e avaliação de poços; e verificação de comercialidade dos campos.

Desse modo, embora a perfuração do poço 4-ENV-6-MA já tenha sido concluída, a Eneva ressaltou que para determinação da volumetria e eventual economicidade (comercialidade) da acumulação, serão necessárias uma campanha para aquisição de dados sísmicos e a perfuração de poços, atividades estas planejadas para ter início no quarto trimestre de 2019, se estendendo até quarto trimestre de 2020. A Eneva também encontrou fluidos de gás no poço 1-ENV-7A-MA, no bloco PN-T-69, na mesma bacia. O primeiro período exploratório do PN-T-69 vence em 23 de dezembro deste ano, enquanto seu segundo período exploratório expira na mesma data, em 2021. Atualmente, a companhia possui oito campos declarados comerciais: cinco deles em produção (Gavião Real, Gavião Vermelho, Gavião Branco, Gavião Caboclo e Gavião Azul) e três em desenvolvimento (Gavião Preto, Gavião Branco Norte e Gavião Tesoura).

A companhia possui, ainda, sete Planos de Avaliação de Descoberta (PADs), sete blocos exploratórios adquiridos na 13ª Rodada de Licitações da ANP, em 2015, e cinco blocos adquiridos na 14ª Rodada de Licitações da ANP, em 2017.

– Publicidade –

Outros destaques