terça-feira, 4 de outubro de 2022

Entenda a importância da vacina BCG em crianças

Nesta Sexta-feira (01), é comemorado do dia da vacina BCG. O imunizante atua no combate à tuberculose e é responsável por aquela marca que algumas pessoas carregam no braço esquerdo.

A Enfermeira Tathyane Oliveira conta que a marca deixada pela vacina é referente a uma reação inflamatória no local, sendo assim, não há necessidade de outra dose para crianças que já tomaram o imunizante e não possuem cicatriz.

A enfermeira ainda reafirma a importância de verificar se a vacinação das crianças está em dia, principalmente, por se tratar de um período onde os casos de covid-19 estão em alta novamente.

Por se tratar de uma doença que ataca principalmente os pulmões, podendo acometer outros órgãos, durante o período de pandemia a vacina voltou a ganhar notoriedade, após declarações da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatando o retrocesso no combate à doença que a pandemia de Covid-19, que também afeta áreas pulmonares, desencadeou.

A vacina que tem como público-alvo crianças de 4 a 11 anos, protege principalmente contra as formas mais graves da doença. E pode ser facilmente encontrada de forma gratuita nas unidades básicas do Sistema Único de Saúde.

– Publicidade –

Outros destaques