Quando resolveu dar voz de prisão a atendentes da companhia aérea TAM, o juiz Marcelo Testa Baldochi, titular da 4ª Vara Cível de Imperatriz talvez não imaginasse a repercussão que o caso teria em todo o país. Praticamente todos os portais de notícia e as principais TV’s falaram sobre o assunto.
Leia também:
Funcionários da TAM podem denunciar juiz Marcelo Baldochi por suposto abuso de poder;
Somado ao caso do juiz multado por uma agente de trânsito no Rio de Janeiro, o Poder Judiciário tem, pelo menos, dois casos de bastante vulto e que podem configurar abuso de autoridade. Tanto no Maranhão quanto no RJ a repercussão negativa deve fazer com que magistrados tenham mais cuidado com seus acessos de fúria.
A diferença, porém, entre os dois casos parece terminar na ação que resultou em tanta notícia. No que se refere a outras polêmicas, “nosso” magistrado parece estar em vantagem com relação ao caso da cidade maravilhosa. Marcelo Baldochi tem “experiência” com trabalho análogo à escravidão, confusões com guardadores de carro e até uma decisão que, diante de tanto barulho, pode ser considerada controversa no entendimento do próprio magistrado. Isso porque em 2012 foi ele o responsável por julgar improcedente um pedido de um cliente que entrou na justiça contra a Gol. O motivo? O passageiro perdeu o voo.
Fato é que, além da simples repercussão do fato, em todo o país, o comportamento dos juízes fez com que o bom humor aflorasse e deixasse o momento até mais divertido.
Veja, a seguir, algumas piadas feitas com o assunto: