domingo, 22 de junho de 2025

Episódios conturbados marcaram gestão de Ester Marques na Cultura

Felipe Camarão assume pasta na primeira troca de secretários de Estado.

 

Ester Marques não é mais a secretária de Cultura do Maranhão. A confirmação veio nesta terça-feira (4) e foi feita pelo governador do Estado, Flávio Dino.

 

Para o cargo, foi anunciado Felipe Camarão, que deixa a secretaria de Gestão e Previdência para assumir a vaga de Marques, que passara a compor a assessoria especial do Governo do Estado. Entre suas novas atribuições está a condução do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas.

 

Com a saída de Camarão, a até então, secretária-adjunta, Lilian Gonçalves, assume a função de titular da pasta. 

 

Passagem conturbada na Secma

 

A passagem de Ester Marques pela secretaria de Cultura foi marcada por inúmeros momentos conturbados, especialmente com a classe artística e membros do próprio Governo do qual fazia parte.

 

Sua nomeação para o comando da Cultura no Maranhão foi recebida com surpresa tanto por governistas e oposicionistas. Ela havia sido um dos mais eloquentes representantes culturais no grupo Sarney.

 

À época, setores alinhados ao governo viram o fato como uma prova de que Flávio Dino não faria distinção de grupos políticos, nomeando para funções-chaves, perfis mais técnicos, e não apenas aliados de campanha.

 

 

O conhecimento teórico, enfatizado em material divulgado à imprensa quando da sua nomeação, entretanto, não foi suficiente para mantê-la no cargo. Seu fraco desempenho no Carnaval e São João também contribuíram para a sua saída da Secretaria de Cultura.

 

A deficiência no trato político em episódios notáveis como quando chamou antecessores de imbecis marcaram seu trabalho. Em nota, Ester negou que tivesse dito algo , mas uma gravação da reunião desmentiu o posicionamento da, até então, secretária. (Ouça aqui).

 

 

– Publicidade –

Outros destaques