terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Equatorial Maranhão divulga seu Plano Operacional para as festas de fim de ano

Fim de ano chegou, e a Equatorial Maranhão já está com o seu plano de operações organizado para esse período de festividades natalinas e réveillon, com objetivo de manter um fornecimento de energia elétrica com qualidade, segurança e máxima continuidade aos maranhenses.

O plano, que entra em vigor no dia 24 de dezembro (véspera de Natal) e vai até 03 de janeiro, conta com a atuação de 692 profissionais, dentre engenheiros, líderes, analistas, técnicos, controladores e 267 equipes em campo. Dentro da sede da Equatorial Maranhão, profissionais permanecerão 24 horas no Centro de Operações Integradas (COI), controlando o sistema elétrico do estado e sempre em contato com as equipes que estarão em campo, localizadas em pontos com a maior concentração de pessoas, para atender com maior agilidade possível, em casos de ocorrências envolvendo a rede elétrica. Estarão de prontidão também, as equipes de manutenção pesada (equipadas com guincho, postes e transformadores); equipes de linha viva, aptas para trabalhar com a rede energizada e caminhões de poda.

De acordo com o Gerente de Operações da Equatorial Maranhão, Luís Filipe Leal, o plano está bem estruturado e reforça o compromisso da empresa em prestar um serviço de excelência para todo o Maranhão. “Preparamos esse plano com muita responsabilidade e organização, para que toda a nossa força de trabalho esteja focada em fornecer energia de qualidade a todos os maranhenses durante as festividades, em todos os lugares do Estado. Nosso objetivo é a máxima continuidade do fornecimento e um rápido atendimento a eventuais faltas de energia. Nosso preparo para esse período começa desde as manutenções preventivas realizadas nos meses anteriores até agora”, ressalta o Gerente.

Os trabalhos para a execução do Plano Operacional começaram em meados de novembro com a intensificação de ações preventivas que compreendem: inspeção prévia; lavagem dos componentes das subestações e das redes de distribuição para minimizar os efeitos da poluição; substituição de isoladores, implantação de espaçadores e podas de galhos de árvores, dentre outras ações.

Suporte tecnológico – Além do conjunto de ações preventivas, a empresa ainda conta com um sistema automatizado que proporciona maior celeridade no restabelecimento do fornecimento de energia. O uso de equipamentos de automação permite que a detecção, o isolamento, a restauração de falhas na rede elétrica e eventuais manobras sejam executadas a distância e em tempo real diretamente do Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Maranhão.

Atendimento – O atendimento da Equatorial Maranhão funciona 24h todos os dias pela WhatsApp no número (98) 2055-0116 com a assistente virtual Clara, além da Central 116 (ligação gratuita), e site www.equatorialenergia.com.br, com 100% da operação. Os pontos presenciais de atendimento funcionam até sexta-feira (24) e retornam na segunda-feira (26/12). Já no período de réveillon, funcionam até sexta-feira (30) e retomam as atividades no dia 02/01/2023 (segunda-feira).

Fique atento aos acidentes com quebra de postes

A Equatorial Maranhão alerta que alguns casos de falta de energia podem estar relacionados a acidentes em vias públicas com quebra de postes que muitas vezes comprometem o fornecimento de energia elétrica e a segurança das pessoas. Vale destacar a necessidade de redobrar a atenção na direção para não ocasionar colisões contra postes, preservando a vida e evitando acidentes. Caso as pessoas presenciem algum acidente com essas características, é importante entrar em contato imediatamente com a Equatorial, por meio da Central de Atendimento 116 e com o Corpo de Bombeiros, no 193, para que as medidas de segurança e restabelecimento do fornecimento sejam tomadas com maior agilidade.

Solicite uma ligação provisória caso precise de energia em algum ponto – Caso haja necessidade de energia elétrica em algum ponto de vendas ou evento, é necessário solicitar uma Ligação Provisória de energia junto à Equatorial. Essa solicitação deve ser feita em uma agência presencial de atendimento da Distribuidora, onde o cliente deve informar a carga elétrica que vai necessitar (isso vai variar de acordo com a quantidade e tipos de equipamentos que vai utilizar), apresentar os documentos juntamente com endereço completo, seguir as orientações e aguardar o prazo para a ligação. É importante buscar esse serviço com antecedência. Jamais realize ligações clandestinas, puxando energia direto do poste, e nunca interferira na rede elétrica, pois isso pode ocasionar graves acidentes, sobrecarga e falta de energia.

– Publicidade –

Outros destaques