sexta-feira, 19 de julho de 2024

Equatorial Maranhão e Governo Federal assinam convênio para a expansão do Programa Luz Para Todos

O Presidente Luís Inácio Lula da Silva e o CEO do Grupo Equatorial Energia, Augusto Miranda, assinaram o termo de compromisso para a expansão do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – Luz Para Todos, com investimento de R$ 482 milhões, que vai beneficiar aproximadamente 10 mil famílias maranhenses, até 2026, em áreas rurais e que terão à energia elétrica.

Augusto Miranda elogiou a iniciativa de ampliação do Luz Para Todos e destacou a importância deste que é considerado um dos mais destacados programas de universalização de energia do mundo, segundo dados do Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME). “Essa será uma etapa muito importante para o Programa Luz Para Todos, pois iremos contemplar aquelas comunidades mais longínquas e, com a chegada da energia elétrica nesses locais, muitas famílias maranhenses terão mais qualidade de vida. E isso vai ocorrer no ano em que o Grupo Equatorial completa 20 anos de operações. Vale lembrar que o Maranhão está quase completamente universalizado em energia elétrica e a Equatorial Maranhão teve um papel fundamental nesse processo, ao longo desses vinte anos”, destacou o CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda.

Vale lembrar que o Programa Luz Para Todos se destina a fornecer energia elétrica à população do meio rural e residente em regiões remotas, que não possui o serviço. O objetivo é democratizar o acesso à energia elétrica, contribuindo para combater à pobreza energética, fomentar a inclusão social de comunidades vulneráveis, promovendo cidadania e melhoria na qualidade de vida da população brasileira do meio rural e da Amazônia Legal.

O Programa foi concebido como instrumento de desenvolvimento e inclusão social, pois, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no ano 2000, existiam dois milhões de domicílios rurais não atendidos pela prestação do serviço de energia elétrica. Ou seja, aproximadamente dez milhões de brasileiros viviam, no meio rural, sem acesso a esse serviço público, e cerca de noventa por cento dessas famílias possuíam renda mensal inferior a três salários mínimos.

Criado pelo Governo Federal em novembro de 2003, em sua primeira etapa, o Luz Para Todos teve como objetivo levar energia elétrica, até o ano de 2008, àqueles domicílios rurais identificados pelo IBGE. No entanto, durante a execução do Programa, novas famílias foram localizadas sem energia elétrica em suas residências, o que resultou na edição do Decreto nº 6.442, de 25 de abril de 2008, ampliando os objetivos no caminho à erradicação da exclusão elétrica.

Os 20 anos do Programa Luz para Todos, celebrados em 11 de novembro de 2023, permitiram alcançar 3,6 milhões de domicílios, beneficiando 18 milhões de pessoas, segundo dados do Ministério de Minas e Energia. Diante dos desafios ainda iminentes para o alcance da universalização do acesso à energia elétrica no Brasil, novas etapas de ampliação do Programa foram ocorrendo.

“Nesses 20 anos, 375 mil famílias maranhenses foram beneficiadas, ou seja, mais de 1.7 milhão de pessoas com acesso à energia elétrica pela primeira vez na vida. Agora, vamos avançar ainda mais com essa nova etapa do Luz Para Todos no estado”, informou Sérvio Túlio, Presidente da Equatorial Maranhão.

São beneficiários do Programa Luz Para Todos, as famílias, os espaços coletivos, as instalações de apoio e de desenvolvimento socioeconômico local e as demais unidades consumidoras situadas no meio rural; nas regiões remotas da Amazônia Legal, que não possuem acesso ao serviço público de energia elétrica.

Energia que traz dignidade para iluminar o futuro

Os benefícios do Luz Para Todos estão diretamente relacionados à melhoria de qualidade de vida, inclusão e resgate da dignidade das famílias beneficiadas pelo Programa. São pessoas como Rosemary da Conceição Monteiro Pontes, de 50 anos, moradora do Cidade Nova Gapara, que só teve acesso à energia elétrica quando sua comunidade foi beneficiada pelo Programa. O impacto da chegada da energia foi mais que positivo, transformando o cotidiano dela e de seus vizinhos, que passaram a ter mais qualidade de vida, conforto, segurança e a chance de empreender e poder sonhar com um futuro mais próspero.

“Com a chegada da luz, veio também a água, pois precisamos de energia para o poço funcionar e abastecer a comunidade. Eu, inclusive, trabalho no abastecimento de água, então, a energia é tudo para mim, proporciona minha fonte de renda, além de trazer conforto. Em nossa comunidade, antes do Programa, as ruas eram muito escuras, a gente tinha até medo de sair de casa à noite. Agora, tudo mudou para melhor”, comemorou dona Rosemary, que fez questão de prestigiar a solenidade do Luz para Todos, com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, que esteve em São Luís e anunciou uma série de investimentos.

– Publicidade –

Outros destaques