sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Escritora maranhense lança livro ambientado em São Luís

Será lançado na próxima quarta-feira (05), às 19h, na Livraria  Leitura do São Luís Shopping, com entrada gratuita, o romance de estreia da escritora Clarissa Carramilo, de 29 anos. O livro Cidade Espanto, tem a narrativa totalmente ambientada em São Luís, no Maranhão.

O romance conta a trajetória de Antonela, uma jovem repórter empregada por um site de notícias que trabalha fazendo a crônica diária de São Luís. A cada pauta recebida, ela nos apresenta a cidade como uma personagem, em todos os seus matizes. Unindo crônica e poesia, a autora nos convida, desde as primeiras páginas, a embarcar em uma verdadeira jornada.

“Não é uma história autobiográfica, como muita gente acaba pensando, já que eu sou jornalista. Ao mesmo tempo, há sim muito de nós em tudo que criamos. Existem pontos em comum, inquietações transferidas para a protagonista, mas há uma enorme distância entre uma vida real e simples e a de uma personagem complexa”, explica a autora.

As histórias vão da socialite deslumbrada à mendiga que espera por um barco que nunca chega ao cais; de um crime num bordel à identidade secreta da autora de um blog de sucesso; da dor à festa, a protagonista leva o leitor a uma viagem pela capital maranhense. Inicialmente, tudo o que leitor sabe é que ela leva consigo uma grande perda, de dimensões titânicas, e que molda cada passo dado por ela dali em diante.

“Foi um trabalho desenvolvido ao longo de quatro anos. Começou como um exercício ocasional, movido pelo receio de perder a habilidade de escrever diferente do padrão jornalístico exigido quando trabalhava na redação, um padrão muito bom. Foi mais um movimento pessoal, em que eu senti a necessidade de fugir da objetividade jornalística para manter viva a vontade de literatura em mim”, conclui.

Minibiografia da autora

Clarissa Carramilo nasceu em São Luís (MA), em 1989. É escritora, jornalista e mestre em Ciências Sociais (UFMA). Foi redatora do portal G1 Maranhão e assessora de imprensa na Sedihpop. Em 2017, foi selecionada pelo Edital de Apoio a Publicação de Obras Literárias da Fapema, por meio do qual publicou Cidade Espanto (Oito e Meio,2018), seu primeiro livro.

– Publicidade –

Outros destaques