quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Estatísticas apontam redução de assaltos a ônibus em São Luís

Os assaltos a ônibus diminuíram 28% no mês de setembro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados repassados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário no Estado do Maranhão (STTREMA). Segundo informações, essa queda é resultado de mais uma etapa das ações da polícia para conter atos criminosos e ocorrências diversas em coletivos e bairros da Região Metropolitana de São Luís.

“A polícia está nas ruas e preparada para impedir o avanço da criminalidade. É um trabalho planejado e que integra todo o sistema de segurança. A população também tem participado dessa batalha com a polícia seja denunciando ou comunicando casos e não disseminando os boatos”, comentou o subcomandante de Polícia Militar, Jorge Luongo.

De acordo com as estatísticas, a diminuição começou em agosto quando as ações foram reforçadas. Neste período, a queda nos registros de assaltos caiu 25%, comparativamente com o mesmo mês do ano anterior. Na comparação entre agosto e setembro deste ano, houve diminuição de 4% nas ocorrências.

Os policiais realizam escolta nos coletivos e também operações nos terminais. Os agentes embarcam nos ônibus ainda nas garagens e percorrem todas as linhas até o final do dia. Somado a estas ações, a Polícia Militar reforçou as barreiras nas ruas da capital e destacou a maior parte do efetivo para o monitoramento das denúncias deste tipo de caso.

A zona rural também recebeu reforço. “Estamos trabalhando diuturnamente para que a sociedade não seja penalizada”, destacou o comandante de Policiamento de Área Metropolitana 1 (CPAM1), coronel Pedro Ribeiro. Ele lembrou ainda que o policiamento destacado para reforçar as operações nos ônibus não compromete as demais atividades para garantir a segurança da população.

Dados
O Sindicato dos Rodoviários do Maranhão informou que o quantitativo de assaltos a ônibus registrados durante o mês de setembro foram contabilizados em 49 ocorrências do tipo dentro dos coletivos.

Em Setembro, os assaltos a ônibus foram mais praticados nas seguintes localidades: Avenida Jerônimo de Albuquerque, com seis assaltos; BR 135 (entre Pedrinhas e Estiva), com cinco ações do tipo; Gapara, com registro de quatro crimes; além das Avenidas Getúlio Vargas, General Artur Carvalho, Portugueses e as Vilas Itamar e Esperança, com três assaltos, em cada uma dessas áreas.

– Publicidade –

Outros destaques