terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Estudantes realizam sessão plenária nesta sexta (23)

Nesta sexta-feira (23), 22 alunos selecionados de escolas do Maranhão estarão na Assembleia Legislativa para realizar sessão plenária que faz parte do programa Parlamento Estudantil Maranhense. Os Deputados Estudantes vão apresentar os projetos de leis que elaboraram e vão debater sobre temas de relevância para o estado.

O objetivo do programa é estimular nos estudantes maranhenses a reflexão sobre política local e nacional, o exercício da cidadania e o conhecimento sobre como se organiza e se estrutura uma democracia representativa.

Segundo o consultor geral legislativo, Aristides Lobão Neto, já está tudo pronto para o início dos trabalhos. Os alunos, todos oriundos de escolas públicas estaduais, virão de cidades como Matinha, Colinas, São Luís, São João dos Patos, Barão de Grajaú, entre outras.

“Nós damos prioridade a todas as escolas. O que ocorre é que, do ano passado para cá, percebemos que os alunos do interior estão participando em maior número do processo seletivo, que se dá por meio de um convênio celebrado entre a Assembleia e a Secretaria de Estado da Educação”, disse o consultor Aristides Lobão Neto, enfatizando que o processo seletivo é aberto a todos os alunos da rede pública estadual e da rede particular.

Perfil dos Estudantes

Dos 22 alunos, 12 são homens e 10 são mulheres, com idades que variam entre 16 a 22 anos, os estudantes frequentam o  2º ou 3º ano do Ensino Médio, ou 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico.

Para chegar até a Assembleia Legislativa, todos os 22 estudantes já selecionados, passaram por um processo de seleção realizado pela Secretaria de Estado da Educação, onde somente os alunos com os melhores projetos poderiam participar.

– Publicidade –

Outros destaques