quinta-feira, 18 de abril de 2024

Estudantes selecionados para o ‘Cidadão do Mundo’ participam de reunião antes do embarque

Para acertar os últimos detalhes antes do embarque, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) promove reuniões com os estudantes, pais e responsáveis para tratar das indicações e dicas para que os jovens tenham uma boa adaptação e realizem uma boa viagem ao exterior. A última reunião antes do embarque foi realizada na noite de terça-feira (12), em São Luís.

Na primeira etapa do programa ‘Cidadão do Mundo’ foram beneficiados 23 alunos. Até embarcar para o exterior, eles participaram do curso de Imersão em Línguas e de atividades como reuniões de pré-embarque. Deste grupo, 17 seguiram para Buenos Aires, na Argentina, e seis para Montpellier, na França.

Para 2017, estão sendo ofertadas 70 vagas, sendo dez para francês, 30 para inglês e 30 para espanhol. Serão selecionados 120 candidatos para concorrer às vagas de inglês, 120 candidatos para concorrer às de espanhol e 60 candidatos para concorrer às dez vagas de francês. As inscrições seguem abertas no site.

“É uma ótima oportunidade. Talvez não conseguisse em momento algum da minha vida por conta da condição financeira da minha família. Eu espero aproveitar bastante o momento que vou vivenciar graças ao Governo do Maranhão. É um sonho que está se tornando realidade”, enfatizou Yasmin Barros, estudante de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A realização do sonho de estudar uma língua estrangeira no exterior não é privilégio somente dela. A jovem compõe a turma de estudantes maranhenses que segue com destino à cidade de Toronto, no Canadá, por meio do programa ‘Cidadão do Mundo’ iniciativa pioneira e inédita do Governo do Estado. O objetivo da iniciativa é capacitar alunos de 18 a 24 anos para que eles possam alcançar domínio funcional das línguas inglesa, francesa e espanhola em um país que tem um desses idiomas como língua oficial e usual.

A futura intercambista Bianca Aguiar, estudante de Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), disse estar muito contente, pois estudar inglês sempre foi um sonho distante por causa dos seus poucos recursos. “Além da viagem, que me permite ter contato com outras culturas, vou aprender meu tão almejado inglês. O curso de Imersão em Línguas me deixou bem mais ansiosa e me fez ter muito mais interesse pela língua”, contou Bianca.

Gedson Ramalho, estudante de Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), destacou que é uma experiência maravilhosa e enriquecedora. “Esse programa é uma oportunidade ímpar na carreira de qualquer pessoa, será também um grande aprendizado tanto profissional quanto pessoal, um desenvolvimento sem comparação. Sabemos que hoje o mercado de trabalho é bem competitivo e para nós, vindos de escolas públicas, era quase impossível vislumbrar um intercâmbio antes”, destacou.

Yasmin, Bianca e Gedson refletem a satisfação do grupo que vê no programa a oportunidade de dominar uma nova língua. O grupo de 60 estudantes embarca para os Estados Unidos e Canadá na segunda quinzena de agosto. Os estudantes permanecem no exterior por um período de três meses.

– Publicidade –

Outros destaques