quinta-feira, 25 de abril de 2024

Evento celebra Dia da Conscientização sobre Violência contra o Idoso

Foto: Divulgação / Assessoria

O Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Idoso e Pessoa com Deficiência (CAOp-PIPD), realizou, na manhã da última quarta-feira, 12, no Centro Cultural do MPMA, a terceira edição da campanha institucional “Idade não é nada. Respeito é tudo!”, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho.

Antes das palestras, o público presente participou de uma visita ao Memorial do Ministério Público do Maranhão. A apresentação do coral “SESC Vozes da Sabedoria”, atualmente composto por 41 idosas e que tem como regente Francisco Newman, iniciou a programação do evento.

Na mesa de abertura, estiveram presentes a coordenadora do CAOp-PIPD, Gabriele Gadelha Barboza de Almeida; a promotora de justiça e integrante da Assessoria Especial da PGJ Emmanuella Souza de Barros Bello Peixoto; o subdefensor público-geral do estado do Maranhão, Gabriel Santana Furtado; a ex-procuradora-geral de justiça Elimar Figueiredo de Almeida e Silva e a médica geriatra Jacira do Nascimento Serra.

A promotora Gabriele Gadelha elogiou o coral “Vozes da Sabedoria” e o colocou como um exemplo a ser seguido. “É esse tipo de envelhecimento saudável e ativo que estamos aqui para buscar. Nós vamos antes tratar de um tema muito difícil, que é a violência contra pessoa idosa, mas o que todos nós buscamos é envelhecer com sabedoria”, afirmou.

Emmanuella Barros Peixoto, que representou no evento o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, destacou a importância do MPMA levantar a bandeira do combate à violência contra o idoso e ressaltou a necessidade de um esforço conjunto na busca da preservação dos direitos desse segmento

ATIVIDADES

Gabriele Gadelha apresentou a cartilha elaborada pelo CAOp-PIPD “Idade não é nada. Respeito é tudo!”, que contém informações sobre os tipos de violência contra a pessoa idosa, orientações sobre o que diz o Estatuto do Idoso e as penalidades, além de instruções para a realização de denúncias.

“Com base nesse conhecimento que será levado adiante, nós trabalharemos a conscientização e também poderemos livrar outros idosos de serem vítimas de violência. É por isso que o Ministério Público insiste nessa campanha. Juntos podemos alcançar melhores resultados”, concluiu a Gabriele Gadelha.

Em sua palestra, a geriatra Jacira Serra abordou o tema “Envelhecimento saudável e políticas públicas no combate à violência contra idosos”. Expôs, entre outras coisas, detalhes da legislação de proteção da pessoa idosa, conquistas da Política Nacional do Idoso (PNI) e Política Nacional da Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI). Ela também falou sobre a necessidade de estimular a capacidade funcional, autonomia e independência da população idosa.

A exposição “A cabeça no comando / Memórias”, do grupo de aposentados da oficina de artes do Programa de Ação Integrada para o Servidor Público Estadual (PAI), teve início na última terça-feira, 11, e ficará disponível até o dia 21 de junho no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão. Sob a curadoria da arte-educadora Teresa Moraes Rêgo, a exposição, que conta com 30 telas, tem o objetivo de trabalhar o potencial criativo de cada um dos participantes.

15 DE JUNHO

O 15 de junho é o dia em que é celebrada a conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Desde 2006, no dia são realizadas campanhas por todo o mundo.

– Publicidade –

Outros destaques