Muitos são os acidentes domésticos relacionados à energia elétrica e segundo o técnico de segurança da Cemar, Rogério Farias, os acidentes acontecem em sua maioria por falta de informações, excesso de confiança ao utilizar a energia ou o desconhecimento dos riscos.
A Companhia alerta que Segurança e Prevenção nunca é demais, ainda mais se tratando de eletricidade.
Por isso, consumidor fique de olho nas situações mais comuns que podem causar acidentes:
Uso exagerado do “T” ou benjamim e extensões em geral, pois por mais que faça parte do dia a dia de todos, pode se tornar um utensílio perigoso quando usado em excesso, a grande carga elétrica pode causar curtos-circuitos e até incêndios.
Chuveiros elétricos, que quando não usados da maneira correta podem se tornar um grande perigo, por isso, sempre desligue o chuveiro elétrico antes de mudar a posição da chave verão/inverno.
Colocar roupas para secar atrás da geladeira, que além de sobrecarregar o aparelho, aumenta o consumo de energia e ainda oferece o risco de choque elétrico.
Prevenção:
Não deixe as crianças da casa ficarem perto dos eletrodomésticos, e tomadas.
Deve-se providenciar protetores para as tomadas que estejam ao alcance dos pequenos.
Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, permaneça em seu veículo, os pneus são ótimos isoladores e dentro do carro você estará a salvo até a chegada do socorro.
Somente utilize materiais elétricos ou equipamentos que tenham o selo de qualidade do INMETRO.
Aparelhos que não estejam em uso devem permanecer desligados das tomadas.
Em caso de acidentes com energia elétrica, deve-se desligar o disjuntor elétrico ou chave geral e solicitar socorro para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192), e ainda informar à Cemar por meio do telefone 116.
É importante não tocar na vítima ou no fio elétrico até a chegada do socorro.