Um grande problema da contemporaneidade se chama “desconcentração”. Porém, nem sempre essa é uma questão patológica. De repente, o tempo passa e tudo que precisava ser feito não está pronto. E, nessas horas, o desespero passa até a tomar conta da mente de muita gente.
Cada vez mais pessoas não conseguem desgrudar dos seus smartphones — inclusive no ambiente de trabalho. Todos recebem muito conteúdo, muitas tarefas no cotidiano. E, ainda, há fatores específicos, como as redes sociais, as interações que desviam toda a atenção daquilo que precisa ser feito.
O que fazer nessas situações?
Primeiro investigue. O que te tira atenção no celular? Chats? Redes Sociais? Jogos?
Depois faça um planejamento. Visualizar uma lista de prioridades no seu trabalho te ajuda a focar. O que precisa ser feito primeiro? Quais são as “coisas” mais importantes para hoje? Planeje o seu dia, a sua semana. Crie pequenas metas, de acordo com o que precisa ser feito. Alie o seu planejamento aos prazos. Anotar pode ajudar a manter a disciplina e a se concentrar naquilo que precisa ser executado.
Não entre nas redes sociais quando estiver realizando as tarefas da sua lista. Não entre em chats, facebook, twitter. Coloque o celular no silencioso quando estiver trabalhando. Tire as notificações de aviso do seu celular. Entre somente no e-mail, redes sociais, chat pelo celular se for por motivo de trabalho e, mesmo assim, estabeleça o tempo máximo para isso. É claro que se você trabalha exclusivamente com o telefone,é impossível não usá-lo, mas tente focar no trabalho!
Use um temporizador para marcar o tempo sem interrupções. Um exercício bastante interessante é iniciar marcando 20 minutos. Nesse tempo, tente não interromper a atividade que você tem que fazer, especialmente com redes sociais e jogos no celular. Esse não é execício fácil, porém ele pode evitar as “fugas de tempo”. Dessa forma o seu corpo será reeducado a esse novo planejamento.
Além disso, você já pensou que os hábitos podem influenciar nas distrações? A rotina saudável ajuda também no trabalho e ao não uso exacerbado do celular. Durma o tempo recomendado. Controle o estresse. Faça pausas e alongue-se. No tempo livre, tenha lazer. Faça exercícios regulares para manter o corpo e a mente são. Manter uma rotina interessante não te deixa refém do celular.
Por fim, modere sempre!