terça-feira, 3 de agosto de 2021

Exposição do São João Sotaque de Cores acontece no Centro de Cultura de São José de Ribamar

Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura Municipal de São José de Ribamar, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (SEMTUR) promove a exposição “Sotaque de Cores”, de autoria do artista plástico Sandro Paixão. A amostra fica em cartaz para visitação no período de 8h às 17h, obedecendo todos os protocolos sanitários.

A exposição acontece de 15 de junho a 15 de julho, no Centro de Cultura e Turismo Alcione Ferreira, em São José de Ribamar, como forma de relembrar os encantos da cultura ribamarense, em meio à pandemia do novo coronavírus.

Nesse momento de pandemia em que todos estão com muita saudade dos festejos juninos, a mostra surge da necessidade de preservar a memória do São João, sobretudo, através dos personagens e instrumentos musicais que bumba-meu-boi oferece.

A exposição é composta de 20 obras onde o artista utiliza a técnica acrílica sobre as telas que demostram através da arte. Os aspectos autênticos das festas juninas no Maranhão, onde Sandro apresenta personagens, cenas e momentos de cinco sotaques do bumba-meu-boi maranhense, incluindo o menos conhecido, mas não menos importante “sotaque de costa de mão”.

Caboclos de penas, de fitas, pandeireiros, matraqueiros, Pai Francisco e Catirina, dentre outros, povoam esse universo de sotaque e cores proposto por Sandro Paixão.

Sobre o artista

Sandro Paixão tem 42 anos e nasceu de uma família de artistas no Bairro Moropóia, em São José de Ribamar.

Ele é autodidata e começou a pintar ainda quando criança. É filho de Nicanor Moraes, sambista ribamarense, fundador e compositor da Escola de Samba “Pirata do Samba”. Sua mãe chama-se dona Maria da Conceição Silva, diretora teatral, figurinista e também fundadora do grupo folclórico e teatral “Pastor São José”.

– Publicidade –

Outros destaques