terça-feira, 4 de outubro de 2022

Falta um dia! Prazo para alistamento de eleitores termina nesta quarta

É importante não deixar nas mãos de outras pessoas a decisão de quem irá nos representar no governo e votar conscientemente também, não deixando qualquer um nos representar, para que não soframos a consequência lá na frente de uma escolha errada agora”.

A fala é de Janaína Araújo Diniz, de 17 anos, que cursa o 3º Ano do Ensino Médio e Técnico, no Iema de São José de Ribamar. Ela completa: “Será a minha primeira vez a votar, já fiz meu cadastro para o título e pra mim é de extrema importância que as pessoas tenham seu título de eleitor e votem quando necessário, como nesse ano”.

Janaína está entre os alunos do Iema que tiraram o título pela primeira vez. É que todas as unidades do Iema desenvolveram uma ação voltada para incentivar o alistamento de estudantes de primeiro título chamado #meuprimeirovoto Atitude de Milhões Tirar o Título de Eleitor.

“Temos a certeza que somos a força do Brasil e a futura geração de eleitores conscientes e aptos a tomar decisões!“, Carlos Eduardo Moura.

A ação nos Iemas aconteceu na segunda-feira (02) e terça-feira (03), nos intervalos de aula. “Vimos a necessidade de uma “busca ativa” em prol da conscientização dos jovens a respeito da importância do voto, porque temos a certeza que somos a força do Brasil e a futura geração de eleitores conscientes e aptos a tomar decisões! A história nos mostra muito bem a força do jovem, principalmente na política, em vários acontecimentos memoráveis e revolucionários- revolta da meia passagem, os caras pintadas”, comentou Carlos Eduardo Moura, 16, que também estuda no Iema SJR. Ele completou: “O jovem em si tem a capacidade de criticar e ir atrás da verdade, buscar incansavelmente os seus direitos e mudar a história para que seja a favor do povo brasileiro. Sabemos que se não usarmos a nossa arma mais importante, o voto, não temos a capacidade de decidir o nosso futuro, estamos deixando com que “a velha politicagem” se enraize a cada dia mais no Brasil e nas família brasileiras”.

Estudantes do Iema SJR participando da ação do alistamento para o primeiro título

SALTO

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o alistamento realizado pela Justiça Eleitoral, no mês de março registrou um salto de 45,63%, quando comparado a fevereiro, entre adolescentes de 15 a 17 anos, faixa etária para a qual o voto é facultativo.

É importante frisar que os jovens com 15 anos, para poder exercer o direito ao voto, devem completar 16 até o dia do primeiro turno da eleição, neste ano, 2 de outubro. Chama a atenção o aumento da procura pelo documento entre aqueles com apenas 15 anos: em março, foram emitidos 23.185 novos títulos para esses adolescentes, contra 12.297 documentos feitos em fevereiro, um incremento de 88,5%.

PRAZO

E, atenção, quem deseja votar nas Eleições 2022 e ainda não possui título ou tem pendências com a Justiça Eleitoral fique atento que o cadastro eleitoral neste ano será feito até o dia 4 de maio.

– Publicidade –

Outros destaques