terça-feira, 28 de junho de 2022

G10 Editora

Fapema participa da Fecoimp

Projetos inovadores apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fapema) serão expostos na Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), evento que será aberto nesta quarta-feira (17) e se estende até este sábado (20). Neste ano, uma das novidades da feira é o “Espaço Tecnologia”, onde a fundação estará com um estande expondo produtos e informando ao público sobre os editais voltados para micro e pequenos empresários.

 

Ao longo de 12 edições, a Fecoimp já recebeu cerca de 400 mil visitantes e 1.300 expositores de diversos locais do país. Para este ano, está previsto que mais de 33 mil pessoas visitem a feira durante os quatro dias e que 120 expositores participem do evento. Realizada pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), a feira tem como foco principal promover a integração, a divulgação e o fomento do mercado regional, por meio da exposição de produtos do comércio, indústria, serviços locais, regionais e nacionais.

 

Entre as empresas que receberam financiamento da Fapema e que estarão apresentando seus projetos na feira está a 3A Locação de Serviços e Inovação Tecnológica. O proprietário da empresa, Veneral Costa, apresentará um motor a ar comprimido e um biogestor celular. Ele explica que o motor funciona com ar sob alta pressão, dessa forma ele é mais sustentável que os de combustão interna ou elétrica. “É uma alternativa de locomoção com menos impacto ambiental. Já o biogestor celular é um sistema integrado que promove a biodegradação de produtos orgânicos através do ar, anaeróbica, formando um gás para ser aproveitado como combustível em ambientes domésticos”, explica o inventor.

 

Apoio à inovação

 

Neste ano, a Fapema está investindo R$ 4 milhões para o desenvolvimento de produtos, serviços e processo inovadores em empresas maranhenses. O financiamento é por meio de Contratos de Concessão de Subvenção Econômica a empresários contemplados no edital Programa de Apoio à Inovação Tecnológica em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. “Os recursos são para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos que agreguem valor aos negócios e ampliem seus diferenciais competitivos”, explica a presidente da Fundação, Rosane Guerra. O programa une recursos federais e estaduais e, nesta primeira rodada, 11 empresas foram contempladas com os recursos.

– Publicidade –

Outros destaques